DIVERGÊNCIAS ENTRE OS FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS IDENTITÁRIAS E OS PRESSUPOSTOS DA PRÁTICA CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2022.90125Palabras clave:
Palavras-chave: Prática científica. Políticas identitárias. Identidade. Ciência.Resumen
Resumo: A ciência é de suma importância para a sociedade, com o dever de estar engajada na emancipação humana e na erradicação da opressão e de todas as formas de discriminação. A prática científica, contudo, requer uma postura específica em relação ao mundo e aos fenômenos e atende a determinados pressupostos. O ativismo contemporâneo, influenciado pelas políticas identitárias popularizadas perto do fim do século passado, traz uma noção determinista de identidade com a qual visa reivindicar um lugar de saber para grupos segregados pelo poder hegemônico. O encontro das políticas identitárias com a prática científica não é algo simples de conceber e é importante que seja discutido. Este é um estudo de cunho teórico que tem como objetivo discorrer acerca da temática e gerar reflexões. Buscou-se discutir os fundamentos da prática científica e seu caráter crítico e destacar as características do ativismo associado às políticas identitárias, principalmente quando este quer se tornar conhecimento científico, para debater as inconsistências dessa concepção de identidade e sua incompatibilidade com o fazer ciência. Compreende-se que os fundamentos das políticas identitárias possuem uma tendência dogmática e normativa que é problemática para o contexto político e contraditória com a intenção de produzir saber crítico e científico acerca de uma causa. Ao evitar essa adesão, encontros potenciais podem surgir entre atividade científica e ativismo.
Palavras-chave: Prática científica. Políticas identitárias. Identidade. Ciência.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.