EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: NOVIDADE OU RESGATE DE SIGNIFICADO?

Autores

  • RODOLFO ANTÔNIO DE FIGUEIREDO Professor do Departamento de Desenvolvimento Rural, Pró-Reitor de Extensão Adjunto da Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2013.8652

Resumo

O presente ensaio teórico tem por objetivo pontuar alguns aspectos relevantes para o surgimento da “educação para a sustentabilidade”, assim como indicar que esta modalidade de educação é um retorno ao objetivo precípuo da educação nas sociedades humanas. A metodologia utilizada neste ensaio foi a leitura prévia de diferentes autores que tratam de questões sobre educação e sustentabilidade, após o que seus pensamentos foram dialogados com percepções pessoais do autor. Conclui-se que a educação surgiu nas sociedades primitivas ulteriormente para permitir a sobrevivência, biológica e social, de seus membros, e tal é o objetivo da atual denominada educação para a sustentabilidade.

Publicado

2013-12-23

Como Citar

ANTÔNIO DE FIGUEIREDO, R. (2013). EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: NOVIDADE OU RESGATE DE SIGNIFICADO?. POLÊM!CA, 12(4), 830–845. https://doi.org/10.12957/polemica.2013.8652

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS