RISCOS AMBIENTAIS CAUSADOS NA EXTRAÇÃO MINERAL: ESTUDO DE CASO EM UMA MINERAÇÃO À CÉU ABERTO

Autores

  • SANDRA CARLA SOUTO VASCONCELOS Mestranda do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande/UFCG. Especialista em Saúde e Segurança do Trabalho. Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Campina Grande/UFCG.
  • CARLOS ITAMAR SOUTO VASCONCELOS Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba/UEPB.
  • JOÃO MIGUEL MORAES NETO Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba/UFCG. Doutor em Recursos Naturais pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG.

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2013.8651

Resumo

Os locais de trabalho,  pela própria natureza da atividade desenvolvida e pelas características da organização, expõem os trabalhadores aos agentes físicos, químicos, biológicos, a situações de deficiência ergonômica ou riscos de acidentes, podendo comprometer a saúde e a segurança do trabalhador. O estudo concentrou-se no levantamento e classificação dos riscos ambientais existentes nas operações desenvolvidas no garimpo Serra Branca. Utilizando-se o método GUT, foi possível priorizar as ações nos riscos de acidentes encontrados. Mediante os aspectos levantados sobre as condições de segurança do trabalho no garimpo Serra Branca, foi possível identificar os principais riscos de acidentes relacionados às operações do garimpo e classificá-los de acordo com a NR – 9.

Publicado

2013-12-23

Como Citar

VASCONCELOS, S. C. S., VASCONCELOS, C. I. S., & MORAES NETO, J. M. (2013). RISCOS AMBIENTAIS CAUSADOS NA EXTRAÇÃO MINERAL: ESTUDO DE CASO EM UMA MINERAÇÃO À CÉU ABERTO. POLÊM!CA, 12(4), 821–829. https://doi.org/10.12957/polemica.2013.8651

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS