ADOLESCÊNCIA E CORPO: IDEAIS CONTEMPORÂNEOS?

Autores

  • KYSSIA MARCELLE CALHEIROS SANTOS Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia, da Universidade Federal de Alagoas (Bolsa CAPES).
  • SUSANE VASCONCELOS ZANOTTI Doutora em Psicologia (UFRJ) pelo Pós-doutorado, no Laboratoire “Recherches en Psychopathologie clinique: champs et pratiques spécifiques” – Rennes 2. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Universidade Federal de Alagoas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CLINP(Clínica Psicanalítica)/UFRJ/CNPq.

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2013.8650

Resumo

Este artigo busca refletir sobre o culto ao corpo como um ideal contemporâneo, através do modo como o adolescente lida atualmente com seu corpo, diante das transformações hormonais referentes à puberdade. Trata-se de um estudo teórico, de base psicanalítica, que utiliza a narrativa do livro Feios (Westerfeld, 2010) sobre o corpo adolescente, entre os limites da feiura e da perfeição, para relacionar os temas adolescência e culto ao corpo. Conclui-se que adolescência e corpo são ideais contemporâneos e, desta forma, muitos adolescentes tentam se sustentar enquanto o próprio ideal, refugiando-se no seu corpo. 

Publicado

2013-12-22

Como Citar

CALHEIROS SANTOS, K. M., & ZANOTTI, S. V. (2013). ADOLESCÊNCIA E CORPO: IDEAIS CONTEMPORÂNEOS?. POLÊM!CA, 12(4), 809–820. https://doi.org/10.12957/polemica.2013.8650

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS