UM OLHAR SOBRE O CONSUMO BRASILEIRO DE BENS E SERVIÇOS RECREATIVOS E CULTURAIS

Autores

  • DAYANA MATTOS DE LOSSIO E SEIBLITZ Graduanda do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Graduanda em Engenharia de Produção, com Ênfase em Produção Cultural, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UFRJ. Pesquisadora sobre o tema Ontologia Empresarial, no Núcleo de Pesquisa e Prática em Tecnologia. Bolsista de Iniciação Científica sobre o tema Economia da Cultura.
  • ANDRÉA SOARES BONIFÁCIO Doutora pela UFRJ, Professora do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Graduada em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense/UFF. Mestre em Informática. Doutora e Pós-doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Professora do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Atua com pesquisa, na área da economia da cultura, teoria espectral de grafos e pesquisa operacional.
  • ANDREIA RIBEIRO AYRES Doutora pela UFRJ. Professora do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Graduada em Economia pela Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em engenharia de produção. Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Professora do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ UNIRIO. Atua com pesquisa na área da economia da cultura, desenvolvimento econômico e turismo e desenvolvimento social.

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2013.8645

Resumo

O objetivo do trabalho foi descrever os gastos das famílias brasileiras com Recreação e Cultura fazendo um recorte por região rural e urbana, rendimento médio, nível de escolaridade e localização geográfica do domicílio a fim de identificar o seu potencial de mercado. Para isso, nossa fonte de dados foi a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2002-2003 e 2008-2009. O conhecimento dos gastos com bens e serviços recreativos e culturais, além de ratificar o seu potencial de mercado, evidenciou que tais dados podem subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas para o setor cultural.

Publicado

2013-12-22

Como Citar

MATTOS DE LOSSIO E SEIBLITZ, D., SOARES BONIFÁCIO, A., & RIBEIRO AYRES, A. (2013). UM OLHAR SOBRE O CONSUMO BRASILEIRO DE BENS E SERVIÇOS RECREATIVOS E CULTURAIS. POLÊM!CA, 12(4), 764–777. https://doi.org/10.12957/polemica.2013.8645

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS