NÃO PENSO E NÃO EXISTO: PSICANÁLISE E DIFERENÇA NA MODERNIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2013.8643Abstract
O presente texto versa sobre o estatuto da psicanálise no pensamento moderno. Partindo do projeto arqueológico desenvolvido por Michel Foucault, demarca-se a elaboração de duas histórias: uma da identidade e outra da diferença. Com efeito, é possível notar que ambas estão incluídas em um programa maior do filósofo francês de investigar a distribuição da ordem entre as palavras e as coisas na modernidade. Com a psicanálise, as dimensões do impensado e da finitude são reenviadas ao seu lugar constitutivo de diferença, na medida de sua positivação pela noção freudiana de inconsciente. Sendo assim, a posição do homem, até então marcada pelo cogito cartesiano, é invertida tanto em relação ao pensamento quanto à existência.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.