HABILIDADES SOCIAIS E ESTRESSE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2013.8640Resumo
O presente estudo teve como objetivo investigar as habilidades sociais e o nível de estresse de 65 professores do Ensino Fundamental atuantes em escolas públicas do Rio de Janeiro. As habilidades sociais foram avaliadas através do Inventário de Habilidades Sociais (IHS-DEL PRETTE) e o estresse a partir do Inventário de Sintomas de Estresse para Adulto de Lipp (ISSL). As análises estatísticas mostraram que dos 22 professores que apresentam estresse: 8 foram identificados com repertório bastante elaborado de habilidades sociais; 4 com bom repertório de habilidades sociais; 2 com repertório médio de habilidades sociais; 3 com repertório abaixo da média de habilidades sociais e 5 com indicação para treinamento em habilidades sociais. Por outro lado, 43 professores não apresentaram estresse. Dentre esses 43, 26 foram identificados com repertório bastante elaborado de habilidades sociais; 5 com bom repertório de habilidades sociais; um com repertório médio de habilidades sociais; 3 com repertório abaixo da média de habilidades sociais e 8 com indicação para treinamento em habilidades sociais. A partir do teste de correlação linear Pearson, foi verificado uma correlação estatisticamente significante entre o escore total da variável habilidade social e o escore total do estresse. A partir desse estudo, pode-se pensar em programas para professores do ensino fundamental objetivando a prevenção e diminuição da violência, bem como a qualidade nas interações entre professor e aluno com o aumento do repertório de habilidades sociais.
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