HABILIDADES SOCIAIS E ESTRESSE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • ANGELA DA SILVA GOMES Aluna de Graduação de Psicologia do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).
  • JAQUELINE W. SAMPAIO PEREIRA Aluna de Graduação de Psicologia do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).
  • JÉSSICA DE O. VIVEIROS Aluna de Graduação de Psicologia do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).
  • JORGE MENDES Aluno de Graduação de Psicologia do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).
  • MARIA ANGÉLICA OLIVEIRA GABRIEL Mestre em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho (UGF), docente e coordenadora do Curso de Psicologia do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), docente do Instituto de Direito Público (IDP)
  • MONIQUE RIBEIRO DE ASSIS Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF), Professora do Curso de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Gama Filho.
  • RACHEL SHIMBA CARNEIRO Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e docente do curso de psicologia da UNISUAM.
  • TATIANE PARRINE DOS REIS Aluna de Graduação de Psicologia do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).
  • VERA LÚCIA P. NASCIMENTO Aluna de Graduação de Psicologia do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2013.8640

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar as habilidades sociais e o nível de estresse de 65 professores do Ensino Fundamental atuantes em escolas públicas do Rio de Janeiro. As habilidades sociais foram avaliadas através do Inventário de Habilidades Sociais (IHS-DEL PRETTE) e o estresse a partir do Inventário de Sintomas de Estresse para Adulto de Lipp (ISSL). As análises estatísticas mostraram que dos 22 professores que apresentam estresse: 8 foram identificados com repertório bastante elaborado de habilidades sociais; 4 com bom repertório de habilidades sociais; 2 com repertório médio de habilidades sociais; 3 com repertório abaixo da média de habilidades sociais e 5 com indicação para treinamento em habilidades sociais. Por outro lado, 43 professores não apresentaram estresse. Dentre esses 43, 26 foram identificados com repertório bastante elaborado de habilidades sociais; 5 com bom repertório de habilidades sociais; um com repertório médio de habilidades sociais; 3 com repertório abaixo da média de habilidades sociais e 8 com indicação para treinamento em habilidades sociais. A partir do teste de correlação linear Pearson, foi verificado uma correlação estatisticamente significante entre o escore total da variável habilidade social e o escore total do estresse. A partir desse estudo, pode-se pensar em programas para professores do ensino fundamental objetivando a prevenção e diminuição da violência, bem como a qualidade nas interações entre professor e aluno com o aumento do repertório de habilidades sociais.

Publicado

2013-12-22

Como Citar

DA SILVA GOMES, A., SAMPAIO PEREIRA, J. W., DE O. VIVEIROS, J., MENDES, J., OLIVEIRA GABRIEL, M. A., RIBEIRO DE ASSIS, M., … P. NASCIMENTO, V. L. (2013). HABILIDADES SOCIAIS E ESTRESSE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS. POLÊM!CA, 12(4), 719–731. https://doi.org/10.12957/polemica.2013.8640

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO HUMANO