ESCOLA E RELAÇÕES COMUNITÁRIAS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO

Autores

  • CHRISTIANE MARIA COSTA CARNEIRO PENHA Mestre em Psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Pós-Graduada em Língua Brasileira de Sinais e Educação Especial pela Faculdade Cidade Verde/Instituto Eficaz de Maringá/PR. Especialista em Terapia de Família pela Universidade Cândido Mendes e em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes. Docente na UERJ, UniAbeu, Flama, UNICARIOCA e da rede pública. E-mail – christianepenha@yahoo.com.br
  • MARIA HELENA ZAMORA Doutora em Psicologia Clínica. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).Professora convidada para a National/Global Advisory Board for Faith and Justice in Community and Society, Indiana, USA, em 2011. É Vice-coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social - LIPIS, da PUC-Rio. E-mail – zamoramh@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2013.8637

Resumo

A presente pesquisa foi realizada em quatro escolas de Ensino Fundamental na cidade do Rio de Janeiro. Foi feita uma pesquisa etnográfica no campo, constituída na interface da psicologia e da educação, visando o desvelamento de algumas relações nos espaços institucionais e comunitários, examinando as práticas individuais e coletivas. O presente trabalho mostra uma configuração de sociabilidade singular entre comunidade e escola e pretende apontar para uma realidade social complexa de tais relações.

Publicado

2013-12-22

Como Citar

CARNEIRO PENHA, C. M. C., & ZAMORA, M. H. (2013). ESCOLA E RELAÇÕES COMUNITÁRIAS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO. POLÊM!CA, 12(4), 682–694. https://doi.org/10.12957/polemica.2013.8637

Edição

Seção

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social