APLICAÇÃO DA ANÁLISE PARADIGMÁTICA AO ESTUDO DE ASPECTOS REFERENCIAIS EM DUAS PEÇAS DO REPERTÓRIO KUIKURO

Autores

  • MARCELO VILLENA Bacharel em composição musical pela UFRGS. Mestre em música pela UFPR. Doutorando em música na UFMG. Pesquisa processos criativos em música, paisagens sonoras, teorias da percepção e cultura indígena. marcelo.ricardo.villena@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2013.8636

Resumo

Este artigo visa discutir aspectos de referencialidade em duas peças de dois repertórios diferentes da etnia kuikuro. A partir da leitura do artigo Flauta dos homens cantos das mulheres (Franchetto & Montagnani, 2011), recolhem-se informações etnográficas sobre os repertórios, sua performance, suas significações e seu uso social. Avalia-se em um primeiro momento as relações entre essas práticas e o conceito de referencialidade. Numa segunda parte, o foco recai na divergência entre a percepção dos intérpretes (os kuikuro) e a percepção dos autores do estudo sobre o nível de variação ou fidelidade do repertório tolo em relação ao kagutu tomando por base as transcrições em partituras e as gravações das peças Utigi (kagutu) e Uguta hutaki (tolo). A análise paradigmática, então, é testada como ferramenta analítica para comparar as melodias e observar se o grau de divergência apresenta variações que criem novos significados, ou se as alterações operadas são adaptações de um material originalmente composto para flautas e adaptado às vozes, considerando a possibilidade de que as variações sejam produto da colocação do texto, preservando, no entanto, a pulsação rítmica do modelo instrumental. 

 

Publicado

2013-12-20

Como Citar

VILLENA, M. (2013). APLICAÇÃO DA ANÁLISE PARADIGMÁTICA AO ESTUDO DE ASPECTOS REFERENCIAIS EM DUAS PEÇAS DO REPERTÓRIO KUIKURO. POLÊM!CA, 12(4), 669–681. https://doi.org/10.12957/polemica.2013.8636

Edição

Seção

HÍBRIDOS