AS ARTES NO RADIO E A RADIOARTE NO BRASIL

Autores

  • Mauro José Sá Rego Costa Professor Associado da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense / UERJ; Coordenador do Laboratório de Radio UERJ/Baixada e do Estúdio de Gravação e Edição de Som FEBF/UERJ. Coordena o grupo Kaxinawá Pesquisas Sonoras. maurosarego@gmail.com
  • Adriana Gomes Ribeiro Jornalista, Produtora de Rádio e Doutoranda em Educação na PUC - Rio de Janeiro, Membro do Kaxinawá Pesquisas Sonoras e do GRUPEM (Grupo de Pesquisa Educação e Mídia / PUC-Rio). gomesribeiroadriana9@gmail.com
  • Pedro de Albuquerque Araujo Músico e Compositor, Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela FEBF/UERJ. Membro do Kaxinawá Pesquisas Sonoras. Artista Visitante 2012/2013 na FEBF/UERJ. albu76@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2013.8635

Resumo

Uma breve introdução descreve a presença das artes na história do Rádio brasileiro até o surgimento da radioarte, entendida como gênero radiofônico que abriga uma série de formatos como o radiodrama, o radiodocumentário, a poesia sonora, as paisagens sonoras, as artes sonoras no sentido mais amplo... Em seguida traçamos um panorama das experiências neste gênero, dentro e fora do rádio, dos anos 70 até a atualidade.

Publicado

2013-12-19

Como Citar

José Sá Rego Costa, M., Gomes Ribeiro, A., & de Albuquerque Araujo, P. (2013). AS ARTES NO RADIO E A RADIOARTE NO BRASIL. POLÊM!CA, 12(4), 651–668. https://doi.org/10.12957/polemica.2013.8635

Edição

Seção

HÍBRIDOS