A EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NO CURSO DE BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2022.84993Resumo
Este artigo apresenta um Roteiro de Análise de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) da área da saúde com foco na Educação Interprofissional (EIP), bem como realiza uma análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) do Centro de Ciências da Saúde da UFRB . O Roteiro, denominado Avaliação da Educação Interprofissional (EIP) em cursos da área da saúde, foi elaborado após extensa revisão da literatura sobre EIP e validado em seu conteúdo junto a especialistas sobre o tema. Este instrumento permite a avaliação global de Projetos Pedagógicos de Curso da área da saúde com foco na EIP, bem como os elementos centrais que estruturam a educação interprofissional em ementas de componentes curriculares dos cursos. A análise documental do PPC, de um ponto de vista global, permitiu identificar referência direta à interprofissionalidade em diferentes seções estruturantes do documento. Na análise das ementas, observou-se que a dimensão de atenção à saúde centrada no usuário-família-comunidade esteve mais destacada. Identificou-se ainda que, embora o curso tenha um componente transversal que envolve ações junto à comunidade e foca no trabalho em equipes de estudantes de diferentes cursos, parece haver a necessidade de maior destaque para esta dimensão do trabalho interprofissional e colaborativo no documento. O estudo apontou que o Roteiro é efetivo para a avaliação da presença da EIP em projetos de curso e permitiu concluir que a formação inicial preparatória ofertada por meio do BIS possui diversos mecanismos favoráveis à EIP.
Palavras Chave: Avaliação. Educação Interprofissional. Formação em Saúde. Interdisciplinaridade.
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