O CORPO EM EDIÇÃO: A CULTURA DO CONSUMO E AS INTERVENÇÕES ESTÉTICAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2022.84835Resumo
Com o crescente aumento no número de intervenções estéticas realizadas no Brasil, é possível notar que o corpo ganha um destaque cada vez maior na nossa sociedade. O consumismo está presente não só na busca desenfreada de aquisição de objetos e bens, mas também por meio do nosso próprio corpo, sendo possível alterá-lo conforme as novas tendências mostradas na mídia e nas redes sociais. Por meio das novas técnicas e tecnologias desenvolvidas pela biomedicina, modificar o corpo através de cirurgias se tornou uma prática cada vez mais comum. O presente artigo tem como objetivo analisar a influência e o papel da cultura do consumo, da mídia e das redes sociais na procura por edições corporais. Para isso, foram levantados dados sobre o número de cirurgias plásticas no Brasil e no mundo, e realizado um debate com autores que abordam questões sobre o corpo na história e na contemporaneidade. Conclui-se que a cultura consumista proveniente do capitalismo, além das redes sociais e das mídias de comunicação, possui uma forte influência sobre a procura de sujeitos por intervenções estéticas, banalizando essa prática e não estabelecendo conscientização sobre a necessidade, os riscos e as possibilidades de arrependimento.
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