PROGRAMA DE INTERVENÇÃO RECONSTRUINDO AS EMOÇÕES NA PARENTALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2022.84830Resumo
Embora a escola ainda não tenha sido devidamente explorada para este fim, estudos recentes vêm evidenciando a importância dos programas de inteligência emocional para os pais neste ambiente, visando o desenvolvimento das competências emocionais na família. Por meio de um programa de intervenção em inteligência emocional de sete sessões semanais, pretendeu-se verificar a eficácia da partilha social das emoções, do mindfulness e das emoções positivas no desenvolvimento das competências emocionais dos pais. O programa Reconstruindo as Emoções na Parentalidade utilizou a metodologia de investigação quase-experimental, em função da não aleatorização da amostra. A amostra de conveniência foi recolhida presencialmente em resposta a 6 questionários, composta por 62 participantes, 36 (58%) pertencentes ao grupo experimental e o restante, 26 (42%) ao grupo controle. 100% dos participantes são portugueses. Os resultados revelam que houve aumento das competências emocionais, particularmente na capacidade de lidar com as emoções. Quanto à interação familiar, ocorreu um aumento do estilo parental autoritativo e uma maior coesão familiar. No que diz respeito às expectativas parentais, houve também um aumento desta variável. Os benefícios retirados da partilha social das emoções também apresentaram um valor maior.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.