PROGRAMA DE INTERVENÇÃO RECONSTRUINDO AS EMOÇÕES NA PARENTALIDADE

Autores

  • Daniela Mayr de Lima Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2022.84830

Resumo

Embora a escola ainda não tenha sido devidamente explorada para este fim, estudos recentes vêm evidenciando a importância dos programas de inteligência emocional para os pais neste ambiente, visando o desenvolvimento das competências emocionais na família. Por meio de um programa de intervenção em inteligência emocional de sete sessões semanais, pretendeu-se verificar a eficácia da partilha social das emoções, do mindfulness e das emoções positivas no desenvolvimento das competências emocionais dos pais. O programa Reconstruindo as Emoções na Parentalidade utilizou a metodologia de investigação quase-experimental, em função da não aleatorização da amostra. A amostra de conveniência foi recolhida presencialmente em resposta a 6 questionários, composta por 62 participantes, 36 (58%) pertencentes ao grupo experimental e o restante, 26 (42%) ao grupo controle. 100% dos participantes são portugueses. Os resultados revelam que houve aumento das competências emocionais, particularmente na capacidade de lidar com as emoções. Quanto à interação familiar, ocorreu um aumento do estilo parental autoritativo e uma maior coesão familiar. No que diz respeito às expectativas parentais, houve também um aumento desta variável. Os benefícios retirados da partilha social das emoções também apresentaram um valor maior.

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Publicado

2024-06-14

Como Citar

Mayr de Lima Carvalho, D. (2024). PROGRAMA DE INTERVENÇÃO RECONSTRUINDO AS EMOÇÕES NA PARENTALIDADE . POLÊM!CA, 22(2), 017–042. https://doi.org/10.12957/polemica.2022.84830

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS E QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS