PROGRAMA DE INTERVENÇÃO RECONSTRUINDO AS EMOÇÕES NA PARENTALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2022.84830Abstract
Although the school has not yet been properly explored for this purpose, recent studies have highlighted the importance of emotional intelligence programs for parents in this environment, aiming to develop emotional skills in the family. Through an emotional intelligence intervention program of 7 weekly sessions, the aim was to verify the effectiveness of social sharing of emotions, mindfulness, and positive emotions in developing parents' emotional skills. The Reconstructing Emotions in Parenting Program used a quasi-experimental research methodology due to the non-randomization of the sample. The convenience sample was collected in person in response to 6 questionnaires, consisting of 62 participants, 36 (58%) belonging to the experimental group and the remainder, 26 (42%) to the control group. 100% of the participants are Portuguese. The results reveal that there was an increase in emotional skills, particularly the ability to deal with emotions. As for family interaction, there was an increase in the authoritative parental style and greater family cohesion. As for parental expectations, there was also an increase in this variable. The benefits derived from the social sharing of emotions also showed greater value.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.