APLICAÇÕES CONTEXTUALIZADAS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2022.81681Palavras-chave:
Universidades Brasileiras. Cientistas. Educação. Agricultura. Publicações.Resumo
As práticas tecnocientíficas estabelecem saberes, atribuições, significados e bens de produção. A produção do conhecimento científico nas sociedades modernas envolve um trabalho intersetorial de universidades e institutos de pesquisa, iniciativa privada e governo. Objetiva-se, com este artigo, contextualizar o desenvolvimento das ciências rurais brasileiras. A estrutura seguida na pesquisa bibliográfica será organizada em três tópicos para desenvolver as discussões: conceituações das ciências agrárias, análise histórica e dados das Ciências Agrárias nas universidades brasileiras. A fonte da pesquisa das publicações para o estado da arte é o banco de teses e dissertações da CAPES, onde o termo de busca é “ciências agrárias”. O primeiro ponto abordado é a finalidade das Ciências Agrárias, que desde a antiguidade foi aperfeiçoada em seus saberes para o aumento de produção. A evolução é tamanha que se subdividiram em vários segmentos com as respectivas prioridades tecnológicas. A segunda abordagem envolvida mostra as Ciências Agrárias na base educacional no Brasil, instalando-se no século XIX. Com a proeminência demanda no Brasil, e a necessidade da expansão dos cultivos, inauguraram-se os Programas de Pós-Graduação voltados para agricultura. No terceiro destaque, os resultados práticos da produção científica na área ao longo do tempo, indicando que o tema segue sendo predominantemente desenvolvido dentro das subdivisões das Ciências Agrárias, tanto nas áreas de avaliação quanto nas áreas de conhecimento, com valores estimados em 88,21% e 86,90%, respectivamente, das publicações levantadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.