DESASTRES AMBIENTAIS COM PETRÓLEO: PRECISAMOS DESSE MODELO DE DESENVOLVIMENTO?
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2013.8020Resumo
A dependência da energia fóssil está em todas as atividades do homem. Na agricultura essa dependência é mais nítida ainda devido à utilização de diversos equipamentos e insumos. Mas parece inexorável o esgotamento do capital de recursos energéticos atualmente conhecidos, pois ainda não surgiram fontes alternativas viáveis suficientes para substituir, nos montantes necessários, a energia que se esgota. Este trabalho apresenta três propostas principais, que mostram discussões sobre a questão petrolífera e sua história no mundo, viajando de impactos ambientais às pesquisas e alternativas viáveis em relação à matriz energética mundial. Nessa proposta, pode-se afirmar que o modelo de matriz energética mundial, centrado na queima de combustíveis fósseis mais precisamente o petróleo, apresenta atualmente níveis de instabilidade advindo da incerteza dos seus estoques futuros, e um elevado risco ao patrimônio ambiental da humanidade em face dos recentes acidentes envolvendo grandes volumes de óleo derramado além da abrangência de enormes áreas, com notáveis efeitos danosos ao meio ambiente.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.