LIXÃO DE CAMPINA GRANDE-PB VERSUS ATERRO SANITÁRIO DE PUXINANÃ: TRANSFERÊNCIA DE PROBLEMA SCIOAMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2013.8014Abstract
Esta pesquisa objetivou estudar o conflito estabelecido na cidade de Campina Grande/PB, em decorrência da proximidade do “lixão” com o Aeroporto João Suassuna, devido à concentração de aves, as quais podem provocar grandes acidentes aéreos, bem como o conflito estabelecido posteriormente com a implantação do Aterro Sanitário de Puxinanã (ASP). Foram realizadas entrevistas com representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), do Ministério Público Federal-PB (MPF-PB), bem como visitas in loco e levantamento bibliográfico pertinente à temática. Observou-se o descumprimento da legislação em vigor no que concerne à distância entre lixões e aeroportos e à disposição final dos resíduos sólidos. Conclui-se que, com a construção do ASP a solução do conflito com o aeroporto foi efetivada, todavia a nova obra e o fechamento do “lixão” fizeram surgir outros conflitos e problemas socioambientais.Published
How to Cite
Issue
Section
License
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.