BULLYING E PÓS-MODERNIDADE: UMA RELAÇÃO INTRÍNSECA (?)

Autores/as

  • Paulo Roberto Ceccarelli
  • Cláudio Júnior Patrício

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2013.8009

Resumen

O presente texto aborda a questão do fenômeno do bullying no contexto das relações na pós-modernidade e discute como as transformações na sociedade e, em especial, na instituição escolar vêm contribuindo para a efervescência de tal comportamento. A educação tornou-se mais um produto a ser comercializado pelo capitalismo. A concorrência e as leis do mercado fizeram com a que a escola deixasse de ser o lugar do ensino cidadão, ou seja, de acesso a todos, do entendimento e aceitação da diversidade, para se transformar em uma versão do consumo. Por causa disso a escola vem perdendo uma das suas principais funções sociais: a de formar cidadãos. Pensadores contemporâneos tais como Zygmunt Bauman nos ajudam a tentar compreender um das grandes questões relacionadas ao bullying: por que nesta violência quer se eliminar o mais fraco e não o mais forte, como poderia se esperar?Individualismo exacerbado, dificuldades no estabelecimento de laços sociais, mercantilização da educação, incapacidade de alteridade são alguns dos elementos que podem favorecer com que práticas de exclusão e de não reconhecimento do outro, como é o caso do bullying, floresçam em nossas sociedades. Palavras-chave: Bullying; declínio do patriarcado; instituição escolar; pós-modernidade.

Publicado

2013-10-28

Cómo citar

Roberto Ceccarelli, P., & Júnior Patrício, C. (2013). BULLYING E PÓS-MODERNIDADE: UMA RELAÇÃO INTRÍNSECA (?). POLÊM!CA, 12(3), 415–431. https://doi.org/10.12957/polemica.2013.8009

Número

Sección

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social