BULLYING E PÓS-MODERNIDADE: UMA RELAÇÃO INTRÍNSECA (?)
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2013.8009Resumen
O presente texto aborda a questão do fenômeno do bullying no contexto das relações na pós-modernidade e discute como as transformações na sociedade e, em especial, na instituição escolar vêm contribuindo para a efervescência de tal comportamento. A educação tornou-se mais um produto a ser comercializado pelo capitalismo. A concorrência e as leis do mercado fizeram com a que a escola deixasse de ser o lugar do ensino cidadão, ou seja, de acesso a todos, do entendimento e aceitação da diversidade, para se transformar em uma versão do consumo. Por causa disso a escola vem perdendo uma das suas principais funções sociais: a de formar cidadãos. Pensadores contemporâneos tais como Zygmunt Bauman nos ajudam a tentar compreender um das grandes questões relacionadas ao bullying: por que nesta violência quer se eliminar o mais fraco e não o mais forte, como poderia se esperar?Individualismo exacerbado, dificuldades no estabelecimento de laços sociais, mercantilização da educação, incapacidade de alteridade são alguns dos elementos que podem favorecer com que práticas de exclusão e de não reconhecimento do outro, como é o caso do bullying, floresçam em nossas sociedades. Palavras-chave: Bullying; declínio do patriarcado; instituição escolar; pós-modernidade.Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.