A MATRIZ PARANOICA DO EU EM LACAN
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2021.72317Resumo
Resumo: O presente ensaio objetiva demonstrar, através da obra de Jacques Lacan, como o Eu, enquanto unidade psíquica generalista marcada pela alienação e rivalidade, comporta uma dinâmica permeada por uma relação de similitude com os fenômenos presentes na psicose paranoica. Com este fim, buscou-se localizar a paranoia historicamente, bem como na obra freudiana, para então salientar a matriz paranoica do processo de constituição do Eu em Lacan. Trata-se, com isso, de uma tentativa de evidenciar o fundo paranoico em jogo no interior de todo funcionamento dito normal.
Palavras-chave: Eu. Paranoia. Alienação. Lacan. Psicanálise.
Abstract: This essay aims to demonstrate, through the work of Jacques Lacan, how the Self, as a generalist psychic unit marked by alienation and rivalry, has a dynamic permeated by a relationship of similarity with the phenomena present in paranoid psychosis. To this end, we sought to locate paranoia historically, as well as in Freud's work, to then highlight the paranoid matrix of the process of constitution of the Self in Lacan. It is, therefore, an attempt to highlight the paranoid background at play within all so-called normal functioning.
Keywords: Self. Paranoia. Alienation. Lacan. Psychoanalysis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.