A INFLUÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID-19 NO CONSUMO DAS MÍDIAS SOCIAIS E SUA RELAÇÃO COM A PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL DE JOVENS ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2021.72314Resumo
Resumo: Devido à pandemia da Covid-19 e o isolamento social, a sociedade vem ressignificando suas formas de interação, recorrendo ao uso das mídias sociais como forma de suprir a necessidade de contato. No entanto, ao se deparar com diversos tipos de conteúdo, algumas pessoas podem acabar nutrindo sentimentos negativos relacionados à forma de perceber seu corpo. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo analisar se o isolamento social teve influência no consumo das mídias socias e como isso se relaciona com a percepção da imagem corporal de jovens adultos. Foi realizada uma pesquisa online com homens e mulheres, entre 20 e 30 anos, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário que buscou informações acerca do isolamento social, consumo de mídias sociais e percepção corporal. Também foi utilizado o Body Shape Questionnaire, instrumento que estabeleceu um filtro na amostra e possibilitou compreender quais eram os níveis de insatisfação corporal dos participantes. Verificou-se que 84,7% destes perceberam um aumento do consumo das mídias sociais durante a pandemia, sendo em sua maioria mulheres; elas também apresentaram maiores índices de insatisfação corporal em relação aos homens. Em síntese, conclui-se que o isolamento social causou uma mudança significativa no consumo das mídias sociais, bem como na percepção da imagem corporal dos participantes, visto que a maioria apresentou uma mudança de viés negativo na forma de perceber seu corpo. Estes dados apontam para a importância de se incentivar os estudos sobre o tema, considerando os prejuízos à saúde mental associados com a percepção negativa da imagem corporal.
Palavras-chave: Isolamento social. Imagem corporal. Mídias sociais.
Abstract: Due to the Covid-19 pandemic and social isolation, society has been changing its forms of interaction, using social media as a way to keep contact. But, when faced with different types of content, some people may end it up having negative feelings related to their bodies. The present study analyzed whether social isolation influenced the consumption of social media and how this relates to the perception of body image of young adults. An online research was made with men and women, between 20 and 30 years old, using a questionnaire as a data collection instrument that was able to collect information about social isolation, social media consumption and body perception. The Body Shape Questionnaire was also used, an instrument that made it possible to understand the levels of body dissatisfaction. It was found that 84.7% of the participants perceived an increase in social media consumption during the pandemic, most of them women, who also had higher rates of body dissatisfaction when compared to men. In summary, it is concluded that social isolation caused a significant change in the consumption of social media, as well as in the body perception of the participants since the majority presented a negative change in the way of perceiving their bodies. These initial results point to the importance of encouraging studies on the subject, considering the damage to mental health associated with the negative perception of body image.
Keywords: Social isolation. Body image. Social media.
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