UMA RELEITURA DAS IDEIAS DE PAULO FREIRE: TESSITURAS COM A INCLUSÃO ESCOLAR DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2021.68346Resumo
Resumo: Este artigo constitui um ensaio que tem por objetivo refletir sobre a educação inclusiva e seus preceitos, estabelecendo uma relação com alguns pressupostos teóricos do educador Paulo Freire e oferecendo espaço para uma releitura da educação inclusiva em seu sentido mais amplo. Aponta-se que as contribuições de Paulo Freire para a Educação não ficam restritas apenas à alfabetização de jovens e adultos, mas oferecem suporte teórico e prático para reflexões profundas em quaisquer outros contextos educacionais, nos quais o processo ensino/aprendizagem seja visto como elemento possível de constituição de sujeitos autônomos e de novos e diferentes saberes. Encontra-se em Paulo Freire possibilidades de articulação com a educação inclusiva à medida que o autor questiona todo e qualquer processo de exclusão escolar e social e referenda que a escola é direito de todos e deve ser um espaço democrático e dialógico.
Palavras-chaves: Educação. Paulo Freire. Educação inclusiva.
Abstract: This article is a essay that aims to reflect on inclusive education and its precepts establishing a relationship with some theoretical assumptions of educator Paulo Freire; offering space for a re - reading of inclusive education in its broadest sense. It is pointed out in this text that Paulo Freire's contributions to education are not only restricted to youth and adult literacy. But offer theoretical and practical support for deep reflections in any other educational context where the teaching/learning process is seen as an element autonomous subjects and new and different knowledge. We find in Paulo Freire possibilities of articulation with inclusive education as the author questions any and all processes of school and social exclusion and says that school is the right of all and should be a democratic and dialogical space.
Keywords: Education. Paulo Freire. Inclusive education.
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