ESTUDOS DO FUNCIONAMENTO INTELIGENTE: REPERCUSSÕES NO CAMPO TEÓRICO-PRÁTICO DA EDUCAÇÃO, ABORDANDO ALTAS HABILIDADES E CRIATIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2021.68345Resumo
Resumo: Este trabalho é um ensaio que, através de uma revisão da literatura, pretende contribuir para a discussão sobre altas habilidades e criatividade entre todos os personagens envolvidos na prática da educação. Seu objetivo é promover reflexões sobre as diferentes expressões da inteligência humana e sobre como ela pode ser abordada para a melhor condução do desenvolvimento individual e social. Propõe-se que compartilhar com a sociedade em geral as habilidades de cada indivíduo constitui-se em um exercício de cidadania e que inteligência pode ser compreendida como Patrimônio Social. Cabendo, então, à sociedade oferecer todos os recursos, a fim de que todos, com deficiência ou eficiência especial, possam desenvolvê-la plenamente, contribuindo para o desenvolvimento individual e coletivo.
Palavras-chave: Funcionamento inteligente. Criatividade. Aspectos educacionais. Educação.
Abstract: This work aims, through a literary review, contributes to a discussion about high abilities e creativity among all the characters involved in the educational practice. The main objective is to create reflections about the different expression of human intelligence, and how it could be approached for conduct in a better way the individual and social development. This essay proposes to share with society in general that the abilities of each individual could became an exercise of citizenship and intelligence can be understood as social patrimony. So, it is the society role to offer all the resources, so everyone, with special deficiency or efficiency, could develop individually and socially.
Keywords: Intelligent functioning. Creativity. Educational aspects. Education.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.