COLONIALIDADE E RACISMO NO BRASIL: A RAÇA EM QUESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2021.68344Resumo
Resumo: Este é um breve ensaio sobre as repercussões coloniais do racismo e seus efeitos psicossociais na realidade brasileira, a partir de perspectivas decoloniais e afrodiaspóricas. Busca-se demonstrar as permanências, as atualizações e os impactos da colonialidade nas subjetividades, na produção e na manutenção do racismo no Brasil, a fim de fornecer subsídios para a sua desconstrução. O trabalho pretende convidar o(a) leitor(a), em especial da Psicologia, para este debate urgente, a partir de uma análise crítica, ainda incipiente no campo.
Palavras-chave: Colonialidade. Raça. Racismo. Subjetividade.
Abstract: This is a brief essay on the colonial repercussions of racism and its psychosocial effects in the Brazilian reality, from decolonial and Afro-diasporic perspectives. It seeks to demonstrate the permanences, updates, and impacts of coloniality on subjectivities, on the production and maintenance of racism in Brazil, in order to provide subsidies for its deconstruction. The work intends to invite the reader, especially in Psychology, to this urgent debate, based on a critical analysis, still incipient in the field.
Keywords: Coloniality. Race. Racism. Subjectivity.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.