TRIPLE HELIX SPACES IN BRAZILIAN UNIVERSITIES DURING THE COVID-19 PANDEMIC
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2021.68343Resumo
Abstract: The advent of the 2019 Coronavirus disease – COVID-19 has placed the global spotlight on science, research, scientific knowledge and researchers, in the search for mitigating solutions at a time when some leaders in developed and developing countries are criticizing the role of science and its ability to overcome challenges. This article presents an analysis from the perspective of the triple helix model of significant initiatives introduced by Brazilian universities that enabled the identification of an effective response to the pandemic, highlighting the impact and adaptation to the adverse scenario, the rapid responses, the ability to establish forms of interaction that augmented the possibilities for intervention and collaboration with government, business and society in a time of crisis. The effectiveness of the triple helix (university-government-industry) movement, the spaces for consensus, knowledge and innovation during the COVID-19 pandemic, is presented in three case studies from the leading universities in the country.
Keywords: Entrepreneurial university. Triple helix. Triple helix spaces. COVID-19. Brazil.
Resumo: O advento da pandemia do COVID-19 colocou os holofotes globais em ciência, pesquisa, conhecimento científico e nos pesquisadores, na busca de soluções mitigadoras em um momento em que alguns líderes de países desenvolvidos e em desenvolvimento estão criticando o papel da ciência e sua capacidade de superar desafios. Este artigo apresenta uma análise, na perspectiva do modelo de tríplice hélice de iniciativas significativas introduzidas pelas universidades brasileiras que possibilitaram a identificação de uma resposta efetiva à pandemia, destacando o impacto e a adaptação ao cenário adverso, as respostas rápidas, a capacidade de estabelecer formas de interação que aumentassem as possibilidades de intervenção e colaboração com o governo, negócios e sociedade em um momento de crise. A eficácia do movimento tríplice hélice (universidade-governo-indústria), os espaços de consenso, conhecimento e inovação durante a pandemia COVID-19, é apresentada em três estudos de caso das principais universidades do país.
Palavras-chave: Universidade empreendedora. Hélice tríplice. Espaços da hélice tríplice. COVID-19. Brazil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.