PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA INTEGRADA E SUSTENTÁVEL – PAIS: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL GUSTAVO ADOLFO CÂNDIDO ALVES CAMPINA GRANDE/PB

Autores

  • JANIERK PEREIRA DE FREITAS
  • MARIA DA CONCEIÇÃO MARCELINO PATRÍCIO
  • REJANE DE FÁTIMA VÍCTOR VASCONCELOS
  • VIRGINIA MIRTES DE ALCÂNTARA SILVA
  • EDILENE DIAS SANTOS
  • FRANCISCO EDUARDO DE FREITAS

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2013.6438

Resumo

Atualmente, vivemos um período de transição ecológica, na busca de um novo modelo de desenvolvimento sustentável. O projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), fundamentado nos principios da agroecologia, coloca em destaque a  importância da implantação de novos modelos que favoreçam a preservação do meio ambiente, reduzindo os custos de produção, favorecendo o aumento de renda dos trabalhadores rurais e, principalmente, promovendo a oferta de produtos com alta qualidade nutricional. Este trabalho tem sido implementado em todo o Brasil. O presente artigo tem o objetivo de mostrar o potencial do PAIS, para o desenvolvimento sustentável de pequenos agricultores, proporcionando saúde e qualidade de vida. A experiência também foi vivenciada por crianças da Escola Municipal Gustavo Adolfo Cândido Alves, em Campina Grande/PB.  Mas, por falta de incentivos e apoio técnico, foi extinta.

Palavras chave: agroecologia, projeto PAIS, sustentabilidade.

Biografia do Autor

JANIERK PEREIRA DE FREITAS

Geógrafa formada pela Universidade Federal de Campina Grande/UFCG, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais pela mesma Universidade. 

MARIA DA CONCEIÇÃO MARCELINO PATRÍCIO

Geógrafa e Especialista em Gestão e Análise Ambiental formada pela Universidade Estadual da Paraíba/ UEPB, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais pela mesma Universidade.

REJANE DE FÁTIMA VÍCTOR VASCONCELOS

Pedagoga e psicóloga formada pela Universidade Estadual da Paraíba/ UEPB, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais pela mesma Universidade.

VIRGINIA MIRTES DE ALCÂNTARA SILVA

Bióloga formada pela Universidade Vale do Acaraú (Sobral /Ceará). Mestranda em Desenvolvimento Regional na Universidade Estadual da Paraíba/ UEPB.

EDILENE DIAS SANTOS

Economista formada pela Universidade Federal de Campina Grande/ UFCG, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais pela UFCG. 

FRANCISCO EDUARDO DE FREITAS

Graduado em Historia pela Universidade Federal de Campina Grande/ UFCG. Especialista em Geopolíticas pela Universidade Integrada de Patos/ FIP.

Publicado

2013-06-25

Como Citar

PEREIRA DE FREITAS, J., MARCELINO PATRÍCIO, M. D. C., VÍCTOR VASCONCELOS, R. D. F., DE ALCÂNTARA SILVA, V. M., DIAS SANTOS, E., & DE FREITAS, F. E. (2013). PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA INTEGRADA E SUSTENTÁVEL – PAIS: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL GUSTAVO ADOLFO CÂNDIDO ALVES CAMPINA GRANDE/PB. POLÊM!CA, 12(2), 369–379. https://doi.org/10.12957/polemica.2013.6438

Edição

Seção

CONTRIBUIÇÃO DO LEITOR