COLETA SELETIVA: BENEFÍCIOS DA SUA IMPLANTAÇÃO NO BAIRRO DE SANTA ROSA, CAMPINA GRANDE-PB

Autores

  • HERIKA JULIANA LINHARES MAIA
  • PRISCILA ALMEIDA SILVA
  • LÍVIA POLIANA SANTANA CAVALCANTE
  • MARIA APARECIDA SOUZA
  • MONICA MARIA PEREIRA DA SILVA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2013.6437

Resumo

A problemática dos resíduos sólidos configura um dos problemas mais complexos da atualidade. A coleta seletiva aparece como uma das alternativas capazes de minimizar os impactos causados pela má disposição dos resíduos sólidos no meio ambiente. Este trabalho teve como objetivo avaliar os impactos da implementação da coleta seletiva, uma das ações que compõem a gestão integrada de resíduos sólidos desenvolvida no Bairro de Santa Rosa, Campina Grande/PB. A pesquisa participante foi realizada em março e abril de 2012 e utilizou o método Check-list. A implantação da coleta seletiva ocasionou impactos positivos,  como: melhoria da qualidade ambiental, promoção da educação ambiental, observância da legislação, mudanças socioambientais e econômicas, bem como aumento da renda e valorização dos catadores de materiais recicláveis organizados nas associações que atuam no bairro de Santa Rosa.  Além disto, ela contribuiu para a conservação dos recursos naturais, colaborando para a sustentabilidade territorial.

Palavras chave: Coleta Seletiva, Impactos, Meio Ambiente

Biografia do Autor

HERIKA JULIANA LINHARES MAIA

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande/UFCG. Mestre e Doutoranda em Recursos Naturais pela mesma Universidade.

PRISCILA ALMEIDA SILVA

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba/UEPB.

LÍVIA POLIANA SANTANA CAVALCANTE

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba/UEPB. Mestranda em Recursos Naturais pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB.

MARIA APARECIDA SOUZA

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba/UEPB. Mestranda em Recursos Naturais pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB.

MONICA MARIA PEREIRA DA SILVA

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba/UEPB. Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente/PRODEMA/UFPB/UEPB. Doutora em Recursos Naturais/UFCG. Professora do Departamento de Biologia/UEPB/ Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais/UFCG e Tecnologia Ambiental/UEPB.

Publicado

2013-06-25

Como Citar

LINHARES MAIA, H. J., ALMEIDA SILVA, P., SANTANA CAVALCANTE, L. P., SOUZA, M. A., & PEREIRA DA SILVA, M. M. (2013). COLETA SELETIVA: BENEFÍCIOS DA SUA IMPLANTAÇÃO NO BAIRRO DE SANTA ROSA, CAMPINA GRANDE-PB. POLÊM!CA, 12(2), 352–368. https://doi.org/10.12957/polemica.2013.6437

Edição

Seção

CONTRIBUIÇÃO DO LEITOR