CONTRIBUIÇÕES DA MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO PARA MITIGAR AS EMISSÕES AGRÍCOLAS DE GASES DE EFEITO ESTUFA

Autores

  • JOSÉ DEOMAR DE SOUZA BARROS

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2013.6436

Resumo

Este artigo tem como objetivo promover reflexões sobre os processos de mineralização, estocagem de carbono e nitrogênio na matéria orgânica do solo e o processo de decomposição, que são determinantes para mitigar as emissões agrícolas de gases de efeito estufa. Durante  a decomposição da matéria orgânica do solo são liberados carbono, nitrogênio e outros componentes. Parte destes elementos retorna para a atmosfera na forma de gás, outros componentes permanecem disponíveis para as plantas e outra parte é perdida na forma de lixiviação.

Palavras chave: mineralização, carbono e gases de efeito estufa.

Biografia do Autor

JOSÉ DEOMAR DE SOUZA BARROS

Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia e em Química pela Universidade Federal de Campina Grande/ UFCG. Especialista em Agroecologia pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Especialista em Ensino de Química pela Universidade Regional do Cariri/URCA. Mestre e Doutorando em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande/UFCG.

Publicado

2013-06-25

Como Citar

DE SOUZA BARROS, J. D. (2013). CONTRIBUIÇÕES DA MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO PARA MITIGAR AS EMISSÕES AGRÍCOLAS DE GASES DE EFEITO ESTUFA. POLÊM!CA, 12(2), 341–351. https://doi.org/10.12957/polemica.2013.6436

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS