ESTIMATIVA DA DEGRADAÇÃO DA BIOMASSA DA VEGETAÇÃO DE CAATINGA ATRAVÉS DE ÍNDICES DE VEGETAÇÃO(1)

Autores

  • PAULO ROBERTO MEGNA FRANCISCO
  • IÊDE DE BRITO CHAVES
  • LÚCIA HELENA GARÓFALO CHAVES
  • EDUARDO RODRIGUES VIANA DE LIMA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2013.6433

Resumo

O uso inadequado dos recursos naturais contribui para a degradação do bioma caatinga, sendo frequente o aparecimento de áreas desertificadas. Na atualidade, o sensoriamento remoto vem se constituindo como meio imprescindível para o planejamento, o uso racional e o monitoramento dos recursos naturais terrestres. Neste sentido, este trabalho objetivou estimar e avaliar a degradação da biomassa da vegetação de caatinga na Bacia Hidrográfica do rio Taperoá, utilizando índices de vegetação e imagens de satélite. Pode-se concluir que, com o uso de imagens de média resolução espacial e dos índices de vegetação, foi possível classificar e analisar satisfatoriamente a área de estudo; com a metodologia utilizada para estimar a degradação da vegetação através do IDVL, constatou-se que 61,98% da área útil da bacia está em processo de perda de biomassa e degradação; através do cálculo de volume de biomassa da vegetação pelo VBVL, pôde-se constatar que a bacia hidrográfica do rio Taperoá está degradada apresentando 38,02% da área com 24.925.080 m3 de biomassa.

Palavras chave: desertificação, vulnerabilidade, semiárido.

Biografia do Autor

PAULO ROBERTO MEGNA FRANCISCO

Tecnólogo Agrícola, Mestre em Manejo e Conservação de Solo e Água e Doutorando em Engenharia Agrícola pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade     Federal de Campina Grande/UFCG.

IÊDE DE BRITO CHAVES

Engenheiro Agrônomo, Doutor Professor do Departamento de Solos e Engenharia Rural do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba/UFPB.

LÚCIA HELENA GARÓFALO CHAVES

Engenheira Agrônoma, Doutora Professora do Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG.

EDUARDO RODRIGUES VIANA DE LIMA

Geógrafo, Doutor Professor do Departamento de Geografia do Centro de Ciências Exatas da Natureza da Universidade Federal da Paraíba/UFPB.

Publicado

2013-06-25

Como Citar

MEGNA FRANCISCO, P. R., DE BRITO CHAVES, I., GARÓFALO CHAVES, L. H., & RODRIGUES VIANA DE LIMA, E. (2013). ESTIMATIVA DA DEGRADAÇÃO DA BIOMASSA DA VEGETAÇÃO DE CAATINGA ATRAVÉS DE ÍNDICES DE VEGETAÇÃO(1). POLÊM!CA, 12(2), 306–321. https://doi.org/10.12957/polemica.2013.6433

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS