O CASO “BIBI PERIGOSA”: UMA ANÁLISE DAS MICROCELEBRIDADES E DO TELEJORNALISMO APÓCRIFO(1)

Autores

  • ANA PAULA GOULART DE ANDRADE
  • VANESSA FIGUEIREDO

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2013.6428

Resumo

Esse trabalho se inclina a investigar a questão do agendamento intermídia e destacar o conceito de microcelebridades, a partir do que se propõe por telejornalismo apócrifo. Cada vez mais, o compartilhamento de imagens na internet tem se tornado matéria-prima para os telejornais que aproveitam esse conteúdo como forma de garantir a audiência, através de algo que já foi visto na rede. Essa pesquisa aponta, portanto, para novos aspectos da comunicação jornalística, diante da popularização dos dispositivos digitais e, essencialmente, do fazer jornalístico no contexto da cultura contemporânea.

Palavras-chave: Telejornalismo apócrifo; microcelebridades; agendamento intermídia.


Biografia do Autor

ANA PAULA GOULART DE ANDRADE

Mestranda do Curso de Comunicação Social PUC/RIO, Jornalista, Pesquisadora, Professora do Ensino Superior na Habilitação em Jornalismo do Curso do Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais) e da UNESA - Curso de Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá. Integrante da Rede Nacional de Pesquisa em Telejornalismo da Associação Brasileira de Pesquisa em Jornalismo (SBPJOR).Editora de texto da Rede Record Rio, Especialista em Telejornalismo UNESA (2006), graduada em Comunicação Social - Jornalismo UNESA (2004).Atualmente pesquisa o uso de imagens de Câmeras de Vigilância e Vídeos Amadores na Construção da Narrativa Telejornalística.

VANESSA FIGUEIREDO

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atua no campo de pesquisa, gerenciamento e produção de conteúdo para mídias sociais. Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2007. Integrou o grupo de pesquisa em Políticas Culturais do CNPq, coordenado pelo Professor Dr. José Maurício Saldanha Alvarez nos anos de 2006 e 2007. Atualmente desenvolve pesquisa sobre interações em ambientes digitais e a visibilidade adquirida por meio dessas performances.

Publicado

2013-06-25

Como Citar

GOULART DE ANDRADE, A. P., & FIGUEIREDO, V. (2013). O CASO “BIBI PERIGOSA”: UMA ANÁLISE DAS MICROCELEBRIDADES E DO TELEJORNALISMO APÓCRIFO(1). POLÊM!CA, 12(2), 266–273. https://doi.org/10.12957/polemica.2013.6428

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS