REVISTA CONTRAPONTO: UMA VISÃO HUMANIZADA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO E SEUS PERSONAGENS
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2021.64136Resumen
Resumo: Os meios de comunicação de massa contribuem para o processo de reciclagem de estereótipos e preconceitos e, como resultado, muitos deles se tornam duradouros. Nesse sentido, a preocupação com a questão dos direitos humanos é inquestionável, bem como sua discussão e produção de pesquisas no âmbito universitário. Desse modo, alunos do Curso de Jornalismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) produziram uma revista para se opor ao conteúdo predominante da mídia hegemônica, apresentando visões mais humanizadas sobre o município do Rio de Janeiro e alguns de seus personagens. O objetivo foi realizar uma cobertura reflexiva, contribuindo para o questionamento dos estereótipos mencionados. A linha editorial foi baseada nos direitos humanos e na ética. Devido à falta de patrocínio e dificuldades de impressão, o produto tornou-se disponível na internet e está sendo divulgado em congressos. A metodologia incluiu pesquisas sobre os temas elencados, trabalho de campo e entrevistas. Periodicamente, foram realizadas reuniões para avaliar a produção e sua vinculação com a linha editorial. Quanto aos resultados, há o prêmio na XXIII Expocom Sudeste e a receptividade na própria universidade. Este artigo, portanto, é um relato de experiência da Revista Contraponto.
Palavras-chave: Direitos Humanos. Ética. Jornalismo. Revista. Contraponto.
Abstract : The mass media contributes to the process of recycling stereotypes and prejudices and as result many of them become enduring. In this sense, the concern with the issue of Human Rights is undisputed as wellas its discussion and production of research in the university level. Thus, students from the Journalism Course of UFRRJ produced a magazine in order to oppose the prevailing contente of the hegemonic media, presenting more humanized visions about Rio de Janeiro and some of its characters. The goal was to carry out reflective coverage, contributing to the questioning of the stereotypes. The editorial line was based on the humanrights and ethics. Due to the lack of sponsorship and printing difficulties, the product became available on the internet and is being also publicized in congresses. The methodology included research on the themes listed, field work and interviews. Periodically, meetings were held to evaluate the production and its link to the editorial line. As regards the results, there are the XXIII Expocom Sudeste Award and receptivity in the university it self. This article, therefore, is an experience report of the Revista Contraponto.
Keywords: Human rights. Ethics. Jornalism. Magazine. Contraponto.
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