DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO NAS DANÇAS DE SALÃO: VAMOS DIALOGAR?
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2021.64133Resumo
Resumo: O presente ensaio tem como objetivo discorrer sobre a importância de expandir os horizontes comunicacionais nas danças de salão, também conhecidas em sua origem por danças sociais, propondo uma forma de dançar que seja mais flexível, trazendo mais liberdade para os corpos e suas movimentações, sugerindo o desenvolvimento da escuta corporal mútua que possibilitará a condução compartilhada e o consequente diálogo entre corpos. A condução compartilhada surge especialmente para dar visibilidade à ação das mulheres, para que possam expressar uma postura mais ativa na dança. Esse trabalho adotou como método a pesquisa bibliográfica, com o objetivo de correlacionar as bases históricas das principais configurações das danças a dois, bem como as construções sociais dos papéis de mulheres e homens na sociedade, na época em que surgiram essas danças. O propósito é investigar o paradigma dominante, em que existem papéis distintos a serem desempenhados por damas e cavalheiros e o corpo acaba sendo compreendido apenas como um executor de passos. É também objetivo deste ensaio instigar professoras e professores a questionarem suas práticas de ensino e aprendizagem, para que proponham alterações em suas formas metodológicas de ensinar, a fim de que a prática da dança de salão não aconteça descontextualizada dos acontecimentos sociais de ordem contemporânea.
Palavras-chave: Danças de salão. Igualdade de gênero. Diálogo corporal. Ensino da dança.
Abstract: This essay aims to discuss the importance of expanding communicational horizons in ballroom dances, also known in its origins as social dances, proposing a way of dancing that is more flexible, bringing more freedom to bodies and their movements, suggesting the development of mutual bodily listening that will enable shared conduct and the consequent dialogue between bodies. Shared driving emerges especially for to give visibility to women's actions, so that they can express a more active posture in dance. This work adopted bibliographical research as a method, with the objective of correlating the historical bases of the main configurations of the two dances, as well as the social constructions of the roles of women and men in society, at the time these dances emerged. The purpose is to investigate the dominant paradigm, in which there are distinct roles to be played by ladies and gentlemen and the body ends up being understood only as a performer of steps. It is also the objective of this essay to instigate teachers and teachers to question their teaching and learning practices, so that they propose changes in their methodological ways of teaching, so that the practice of ballroom dancing does not happen out of context from contemporary social events.
Keywords: Salon dances. Gender equality. Body dialogue. Dance teaching.
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