TRANSFERÊNCIA E PRESENÇA ON-LINE DO ANALISTA
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2020.55980Resumo
Resumo: Trata-se de um ensaio de eixo teórico psicanalítico sobre a possibilidade da transferência se estabelecer de forma on-line. Já que a transferência é dirigida a pessoa do analista, como fica o estabelecimento da transferência no atendimento virtual? Sabemos que Freud descobriu cedo a importância da transferência para o atendimento psicanalítico e mesmo com uma face de resistência, é impossível uma análise sem a transferência. Lacan reformulou os aspectos da transferência principalmente com o objeto a e o conceito de Sujeito Suposto Saber. Entendemos que, de acordo com a psicanálise Freudo-lacaniana, o corpo não se resume ao biológico ou à presença física, sendo estruturado pelo Imaginário, Simbólico e Real. Dessa forma, entendemos que há a possibilidade ou não como em toda análise de ser estabelecida a transferência, independente do modelo de atendimento.
Palavras-chave: Transferência. Presença do analista. Virtualidade.
Abstract: It is an essay of a psychoanalytic theoretical axis about the possibility of the transfer being established online. Since the transfer is directed at the person of the analyst, how is the establishment of the transfer in the virtual service? We know that Freud discovered early the importance of transference for psychoanalytic care and even with a face of resistance, an analysis without transference is impossible. Lacan reformulated aspects of the transference mainly with object a and the concept of Subject Suposed to Know. We understand that, according to Freudo-lacanian psychoanalysis, the body is not limited to biological or physical presence, being structured by the Imaginary, Symbolic and Real. In this way, we understand that there is the possibility or not as in any analysis of the transfer being established, regardless of the service model.
Keywords: Transference. Analyst's presence. Virtuality.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.