PEDAGOGIA DE PROJETO E AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA ATRAVÉS DO USO DO DIÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Assane Diakhate
  • Pape Meïssa Coulibaly
  • Efua Irène Amenyah

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2019.47389

Resumo

Resumo: Este artigo trata da questão dos métodos de ensino e dispositivos pedagógicos implementados nas escolas de ensino fundamental do Senegal. A reflexão enfoca a Pedagogia de Projeto e o uso do diário no ensino-aprendizagem. Neste estudo, questionamos um elemento importante do sistema educacional: o diário mantido pelos alunos durante a realização do projeto em torno do qual as atividades de ensino-aprendizagem são articuladas. Assim, os questionamentos giram em torno de como esse elemento do dispositivo pode contribuir para a aquisição do francês, o que caracteriza esse elemento e a maneira como é usado pelos alunos. Em relação ao estudo, foi realizada uma observação participante durante a implementação do dispositivo de pedagogia de projeto em uma escola primária em Dakar, Senegal. Os dados coletados através de observações diretas, entrevistas e anotações escritas nos diários permitiram ter resultados significativos sobre diferentes questões. Com essa experiência, o diário se mostrou eficaz no aprendizado do francês como segunda língua, favorecendo não apenas uma pedagogia ativa mas, também, promovendo a livre expressão dos alunos. Com o diário e suas características, os alunos gradualmente produziram textos que atestam uma aquisição de competências [U1] relacionadas à língua francesa, em diferentes contextos e atestam também suas necessidades para expressar suas preocupações. A experiência também mostrou a importância do diário como um suporte eficaz para o professor em sua estratégia.

Palavras-chave: Atividades de ensino-aprendizagem. Aquisição da língua. Pedagogia de Projeto. Diário do aluno.

Abstract: This article deals with issue of teaching methods and pedagogical tools in use in elementary schools in Senegal. It focuses on project pedagogy and the use of student journals in teaching and learning activities. The study questions an important aspect of pedagogical tool: student journals, kept by pupils while working on their project around which teaching and learning activities are centered. Therefore, questions we are trying to answer will revolve how that specific tool can contribute to the acquisition of French language, what characterizes it and how it is used by the pupils. Project pedagogy is part of socio-constructivist learning theories in education. At the center of the system lies the project whose authors- actors are students. While knowing that different aspects of the system allow the integration of various factors influencing language acquisition (Klein, 1989). To conduct our study, we proceeded by participative observation while implementing project pedagogy system in elementary school. Data were collected through direct observation, interviews and notes in student journals have produced significant results on various issues. Through the experiment, student journals have proved to be effective in teaching and learning activities and acquisition of French as second language by allowing not only an active pedagogy, but also by promoting freedom of expression among pupils. With student journals and its characteristics, pupils have gradually produced texts that attest situated language skills acquisition and their need to express their concerns. Results have also shown the importance of student journals as effective tool for the teacher in classroom strategy.

 

Keywords: Teaching and learning activities. Language acquisition. Pedagogy Project.  Student journals.

Downloads

Publicado

2020-01-09

Como Citar

Diakhate, A., Coulibaly, P. M., & Amenyah, E. I. (2020). PEDAGOGIA DE PROJETO E AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA ATRAVÉS DO USO DO DIÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL. POLÊM!CA, 19(2), 104–115. https://doi.org/10.12957/polemica.2019.47389

Edição

Seção

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social