PEDAGOGIA DE PROJETO E AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA ATRAVÉS DO USO DO DIÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2019.47389Resumo
Resumo: Este artigo trata da questão dos métodos de ensino e dispositivos pedagógicos implementados nas escolas de ensino fundamental do Senegal. A reflexão enfoca a Pedagogia de Projeto e o uso do diário no ensino-aprendizagem. Neste estudo, questionamos um elemento importante do sistema educacional: o diário mantido pelos alunos durante a realização do projeto em torno do qual as atividades de ensino-aprendizagem são articuladas. Assim, os questionamentos giram em torno de como esse elemento do dispositivo pode contribuir para a aquisição do francês, o que caracteriza esse elemento e a maneira como é usado pelos alunos. Em relação ao estudo, foi realizada uma observação participante durante a implementação do dispositivo de pedagogia de projeto em uma escola primária em Dakar, Senegal. Os dados coletados através de observações diretas, entrevistas e anotações escritas nos diários permitiram ter resultados significativos sobre diferentes questões. Com essa experiência, o diário se mostrou eficaz no aprendizado do francês como segunda língua, favorecendo não apenas uma pedagogia ativa mas, também, promovendo a livre expressão dos alunos. Com o diário e suas características, os alunos gradualmente produziram textos que atestam uma aquisição de competências [U1] relacionadas à língua francesa, em diferentes contextos e atestam também suas necessidades para expressar suas preocupações. A experiência também mostrou a importância do diário como um suporte eficaz para o professor em sua estratégia.
Palavras-chave: Atividades de ensino-aprendizagem. Aquisição da língua. Pedagogia de Projeto. Diário do aluno.
Abstract: This article deals with issue of teaching methods and pedagogical tools in use in elementary schools in Senegal. It focuses on project pedagogy and the use of student journals in teaching and learning activities. The study questions an important aspect of pedagogical tool: student journals, kept by pupils while working on their project around which teaching and learning activities are centered. Therefore, questions we are trying to answer will revolve how that specific tool can contribute to the acquisition of French language, what characterizes it and how it is used by the pupils. Project pedagogy is part of socio-constructivist learning theories in education. At the center of the system lies the project whose authors- actors are students. While knowing that different aspects of the system allow the integration of various factors influencing language acquisition (Klein, 1989). To conduct our study, we proceeded by participative observation while implementing project pedagogy system in elementary school. Data were collected through direct observation, interviews and notes in student journals have produced significant results on various issues. Through the experiment, student journals have proved to be effective in teaching and learning activities and acquisition of French as second language by allowing not only an active pedagogy, but also by promoting freedom of expression among pupils. With student journals and its characteristics, pupils have gradually produced texts that attest situated language skills acquisition and their need to express their concerns. Results have also shown the importance of student journals as effective tool for the teacher in classroom strategy.
Keywords: Teaching and learning activities. Language acquisition. Pedagogy Project. Student journals.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.