HABILIDADES SOCIAIS E AUTOEFICÁCIA EM UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2019.47378Resumo
Resumo: Considerando a importância das habilidades sociais e da autoeficácia para os universitários, o presente estudo teve como objetivo verificar a relação entre as habilidades sociais e a percepção de autoeficácia geral de 125 universitários de uma faculdade particular do Rio de Janeiro, em final de curso. Além disso, a pesquisa analisou a diferença de tais variáveis entre 46 estudantes de psicologia, 40 do curso de engenharia e 35 de enfermagem. Para avaliar as habilidades sociais, foi utilizado o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) que compreende cinco fatores: Enfrentamento e autoafirmação com risco; Autoafirmação na expressão de sentimento positivo; Conversação e desenvoltura social; Autoexposição a desconhecidos e situações novas; Autocontrole da agressividade. Com base nos escores totais obtidos no IHS, foi verificado que 83 (68%) estudantes apresentaram bons repertórios de habilidades sociais e 36 (30%) obtiveram escores abaixo da média. Para verificar a percepção de autoeficácia geral, foi aplicada a Escala de Autoeficácia Geral Percebida. Em relação a esta escala, 28 (23,6%) participantes apresentaram escores abaixo da média pesquisada. A partir do coeficiente de correlação de Spearman, foi encontrada uma correlação direta e significativa apenas entre o escore do fator autoexposição a desconhecidos e situações novas e o escore da autoeficácia (p=0,016). A partir deste estudo, será possível considerar algumas estratégias que venham proporcionar o desenvolvimento das habilidades sociais e da autoeficácia nas Instituições de Ensino Superior.
Palavras-chave: Habilidades sociais. Autoeficácia. Universitários.
Abstract: Considering the importance of social skills and self-efficacy for undergraduates, this study aimed to verify the relationship between social skills and the perception of general self-efficacy in125 undergraduate students at a private college in Rio de Janeiro. In addition, the research analyzed the difference of such variables among 46 psychology students, 40 engineering students and 35 nursing students. To evaluate social skills, the Social Skills Inventory (IHS) was used, which includes five factors: Confrontation and self-assertion with risk; Self-affirmation in the expression of positive feeling; Conversation and social entrepreneurship; Self-exposure to strangers and new situations; Self-control of aggressiveness. Based on the IHS scores, 83 (68%) students had good social skills repertoires and 36 (30%) had below-average scores. To verify the perception of general self-efficacy, the Perceived General Self-Efficacy Scale was applied. In relation to this scale, 28 (23.6%) participants had scores below the mean searched. From Spearman's correlation coefficient, a significant direct correlation was found only between the self-exposed factor score and the new self-efficacy score (p = 0.016). From this study, it will be possible to consider some strategies that will provide the development of social skills and self-efficacy in Higher Education Institutions.
Keywords: Social skills. Self-efficacy. University students.
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