O PAPEL DAS UNIVERSIDADES EM SISTEMAS DE INOVAÇÃO EM CUBA E URUGUAI: REFLEXÕES PARA O CASO BRASILEIRO

Autores

  • Israel Sanches Marcellino
  • Elaine Cavalcante Peixoto Borin

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2019.46866

Resumo

Resumo: Reconhecendo a importância das especificidades de cada local, o objetivo deste trabalho é analisar o papel das universidades nos Sistemas de Inovação (SI), tendo os casos de Cuba e do Uruguai como estudo. A partir dessa análise, será possível destilar conceitos que proporcionem perspectivas úteis para a compreensão do caso brasileiro. O período atual traz novas dinâmicas ao sistema capitalista com desdobramentos para as lógicas da produção de conhecimento e da inovação. Logo, a emergência de um paradigma baseado em conhecimento e ciência, além das contradições impostas pelo processo de financeirização, tem posto em xeque o padrão tradicional de inserção das universidades nos SI. O avanço da financeirização sobre os orçamentos públicos em países como os da América Latina suscita questões relacionadas ao financiamento das universidades públicas. No esteio da lógica custo-benefício, surgem questões adicionais relacionadas ao impacto social e econômico efetivo das atividades universitárias. As universidades encontram-se compelidas a uma fase de transição em nível global. Essa transição, contudo, é um processo em andamento, pleno de incertezas e sem rumos únicos definidos.

Palavras-chave: Sistema de Inovação. Universidade. América Latina.

Abstract: Recognizing the importance of the specificities of each location, the aim of this paper is to analyze the role of universities in innovation systems (IS), taking as a study the case of Cuba and Uruguay. From this analysis, it will be possible to distill concepts that provide useful perspectives for understanding the Brazilian case. The present period brings new dynamics to the capitalist system with consequences for the logic of knowledge production and innovation. Thus, the emergence of a knowledge-based and science-based paradigm and the contradictions imposed by the financialization process have challenged the traditional pattern of insertion of universities in IS. The advancement of financialization over public budgets in countries such as Latin America raises questions related to the financing of public universities. Underlying the cost-benefit logic, additional questions arise regarding the effective social and economic impact of university activities. Universities are compelled to undergo a transitional phase at the global level. This transition, however, is an ongoing process, full of uncertainties and with no single defined directions.

 

Keywords: Innovation System. University. Latin America.

Downloads

Publicado

2019-12-02

Como Citar

Marcellino, I. S., & Borin, E. C. P. (2019). O PAPEL DAS UNIVERSIDADES EM SISTEMAS DE INOVAÇÃO EM CUBA E URUGUAI: REFLEXÕES PARA O CASO BRASILEIRO. POLÊM!CA, 19(1), 145–162. https://doi.org/10.12957/polemica.2019.46866

Edição

Seção

GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO