ROUSSEAU E A LINGUAGEM MUSICAL: O ENSAIO SOBRE A ORIGEM DAS LÍNGUAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2018.45077Resumo
Resumo: O presente trabalho visa fomentar as discussões a respeito da comunicação humana, compreendida em sua riqueza de multiplicidade e diversidade que vai além do signo linguístico. Para tanto, tem por objetivo estabelecer paralelos entre as linguagens verbal e musical, analisando criticamente um pouco da natureza de ambas a partir de uma visão inovadora e original presente no Ensaio sobre a origem das línguas de Rousseau. Nessa obra, o autor se propõe repensar a compreensão evolutiva da humanidade tendo a linguagem como condutora de tal evolução – e não os tradicionais e datados marcos históricos. Rousseau defende ser a música o paradigma da perfeita expressão – expressão essa que, ao longo do tempo, foi perdida em detrimento da clareza e da objetividade comunicativas. Com as proposições teóricas elencadas no presente artigo, diferenças e similitudes entre verbal e musical são expostas para um maior entendimento das implicações de atuação da prática musical no que diz respeito às suas possibilidades e potencialidades tanto de atuação quanto de alcance.
Palavras-chave: Linguagem. Música. Comunicação.
Abstract: The present work aims to foment the discussions about human communication, understood in its wealth of multiplicity and diversity that goes beyond the linguistic sign. To do so, it aims to establish parallels between verbal and musical languages, analyzing critically some of the nature of both from an innovative and original vision present in the Essay on the origin of the languages of Rousseau. In this work, the author proposes to rethink the evolutionary understanding of humanity having language as the conduit of such evolution - and not the traditional and dated historical landmarks. Rousseau argues that music is the paradigm of perfect expression - an expression that, over time, has been lost to the detriment of communicative clarity and objectivity. With the theoretical propositions mentioned in this article, differences and similarities between verbal and musical are exposed to a greater understanding of the implications of the performance of musical practice with respect to its possibilities and potentialities both in performance and scope.
Keywords: Language. Music. Communication.
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