A ESCOLA EM UMA REALIDADE QUÂNTICA: EDUCAÇÃO E PARADIGMAS EMERGENTES

Autores

  • Diogo Silveira Hereia y Antunes
  • Andreia Mendes dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2018.45071

Resumo

Resumo: A emergência de paradigmas advindos de descobertas da física quântica, psicologia e biologia tem proporcionado novas formas de ver e interagir com o mundo, que rompem com o materialismo e a ciência moderna, perspectivas que ainda influenciam fortemente a sociedade contemporânea. Este artigo aborda a concepção de realidade fundamentada na teoria dos campos refletindo sobre as influências desta perspectiva na educação escolar. O método utilizado incluiu revisão da literatura, visitas técnicas em dez escolas no Brasil, Argentina e Uruguai – que foram registradas em diários de campo –e entrevistas com coordenadoras, professoras e mães de duas das escolas visitadas. O conteúdo coletado foi avaliado a partir da análise de conteúdo, conforme Bardin e Minayo. Os resultados das visitas possibilitaram revelar aspectos relacionados ao modo de ser escola e suas aproximações com as características das escolas emergentes; somando-se às entrevistas, foi possível verificar que as escolas emergentes propõem novas possibilidades de ser escola. As conclusões apontam que, guardadas as devidas diferenças conceituais, há um conjunto de escolas que se pautam a partir dos paradigmas quânticos, denominadas aqui de escolas emergentes, já constituindo experiências concretas destas “novas” Kósmoslogias. Adotar estes preceitos possibilita a compreensão da multidimensionalidade humana, biológica, emocional, racional, intuitiva, social e cultural, além da inseparatividade de nossa existência e do mundo que nos rodeia. Permite, também, a adoção de práticas ainda pouco comuns nas escolas contemporâneas como o Yoga, meditação, danças circulares e psicodrama, além de convergir para que se assuma um posicionamento ético de respeito a todas as formas de vida e superação de qualquer forma de exploração e sectarismo.

Palavras-chave: Paradigmas. Escolas Emergentes. Física Quântica. Teoria dos Campos.

Abstract: The emergence of paradigms arising from the discoveries of quantum physics, psychology and biology have provided new ways of seeing and interacting with the world that break with materialism and modern science, perspectives that still strongly influence contemporary society. This research approaches the concept of reality based on the field theory reflecting on the influences of this perspective in school education. The methodology used included review of the literature, technical visits in ten schools in Brazil, Argentina and Uruguay – which were recorded in field journals – and interviews of coordinators, teachers and mothers of two of the schools visited. The collected content was evaluated using the content analysis, according to Bardin and Minayo. The results of the visits made it possible to reveal aspects related to the way of being school and its approximations with the characteristics of the emerging schools; In addition to the interviews, it was possible to verify that emerging schools propose new possibilities for being a school. The conclusions point out that, with due regard for conceptual differences, there is a set of schools based on the quantum paradigms, referred to here as emerging schools, already being concrete experiences of these "new" Kósmoslogies. Adopting these precepts enables the understanding of human multidimensionality, biological, emotional, rational, intuitive, social and cultural, as well as the inseparability of our existence and the world around us. It allows the adoption of practices still uncommon in contemporary schools such as Yoga, meditation, circular dances and psychodrama, and still converges to assume an ethical position of respect for all forms of life and overcoming any form of exploitation and sectarianism.

Keywords: Paradigms. Emerging Schools. Quantum physics. Theory of Fields.

Downloads

Publicado

2019-09-09

Como Citar

Antunes, D. S. H. y, & Santos, A. M. dos. (2019). A ESCOLA EM UMA REALIDADE QUÂNTICA: EDUCAÇÃO E PARADIGMAS EMERGENTES. POLÊM!CA, 18(4), 023–045. https://doi.org/10.12957/polemica.2018.45071

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS