O CONHECIMENTO NAS MARGENS, OUTSIDERS E A EDUCAÇÃO POPULAR DESAFIADA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS DROGAS E O TRABALHO SOCIOEDUCATIVO

Autores

  • Ivonaldo Leite

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2018.45069

Resumo

Resumo: Este trabalho decorre de uma pesquisa de pós-doutorado mais ampla. Ele tem como objetivo desenvolver uma análise no sentido de apresentar uma perspectiva de abordagem sobre as drogas a partir da Educação Popular. Para atingir este propósito, metodologicamente, apoia-se em dois pressupostos: 1) uma revisão da literatura em língua portuguesa, espanhola, francesa e inglesa; 2) um estudo empírico realizado no Uruguai, em Montevidéu, no contexto da implementação da política de descriminalização e venda legal de cannabis, focando, entre outros aspectos, a dimensão educativa da política. Alguns dos seus resultados são, por exemplo: 1) a abordagem da Educação Popular sobre as drogas requer um escrutínio sócio-histórico delas no contexto da relação sociedade e desvio social; 2) a Educação Popular demanda uma mudança discursiva na forma de se referir às pessoas que usam drogas, na perspectiva de superar a linguagem estigmatizada; 3) o trabalho socioeducativo no âmbito das ações de redução de danos, sob a Educação Popular, implica conhecimentos interdisciplinares. Dentre as conclusões, afirma-se que o estudo das drogas necessita ser situado analiticamente no plano social, e não na esfera dos fatores individuais, que tendem a definir o seu uso como uma patologia estritamente pessoal.

Palavras-chave: Educação Popular. Drogas. Políticas. Sociedade.

Abstract: This paper is the result of a larger postdoctoral research. It aims to develop an analysis in the sense of presenting a perspective of approach on the drugs according to Popular Education. In this way, methodologically, it is based on two methodological assumptions: 1) a review of literature in Portuguese, Spanish, French and English; 2) an empirical study carried out in Uruguay, in Montevideo, in the context of implementation of the decriminalization and sale policy of cannabis, focusing, among other aspects, on its educational dimension. Some of its results are, for example: 1) Popular Education’s approach about drugs must carry out a socio-historical scrutiny of them in the context of the relationship society and social deviance; 2) Popular Education requires a discursive change in the way of referring to people who use drugs, to overcome the stigmatized language; 3) Socio-educational work in the field of the harm reduction actions, according to Popular Education, demands interdisciplinary knowledge. Among the conclusions, it is affirmed that the study of the drugs must be analytically situated in the social plane, instead of being in the sphere of individual factors, which tend to define its use as a strictly personal pathology.

Keywords: Popular Education. Drugs. Policies. Society.

Downloads

Publicado

2019-09-09

Como Citar

Leite, I. (2019). O CONHECIMENTO NAS MARGENS, OUTSIDERS E A EDUCAÇÃO POPULAR DESAFIADA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS DROGAS E O TRABALHO SOCIOEDUCATIVO. POLÊM!CA, 18(4), 001–022. https://doi.org/10.12957/polemica.2018.45069

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS