GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: ESTUDO DE CASO DE UMA INDÚSTRIA DE PAPEL TISSUE EM CAMPINA GRANDE-PB

Autores

  • EDILENE DIAS SANTOS
  • ISABEL JOSELITA BARBOSA DA ROCHA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2012.4337

Resumo

O acelerado avanço tecnológico, associado a um intenso processo de urbanização, tem causado sérios problemas ambientais ao planeta, sobretudo nas nações menos desenvolvidas ou em estágio de desenvolvimento. As agressões ambientais são devidas, basicamente, à exploração predatória dos recursos naturais e à falta de medidas para o controle do lançamento de resíduos sólidos, líquidos e gasosos.

A indústria de papel gera grande quantidade de resíduos, que se não forem tratados adequadamente podem trazer sérios danos ao meio ambiente. Durante as últimas décadas, a produção brasileira de papel, particularmente a produção de papel reciclado, vem crescendo vertiginosamente, porém, há mudanças notáveis no tratamento de resíduos desse setor.  O método que caracteriza a pesquisa é o estudo de caso, sendo este realizado em uma indústria de papel reciclado para fins sanitários da cidade de Campina Grande - PB, utilizando-se para a coleta de dados entrevistas e observações in-loco. Os resultados mostram que a empresa vem dando tratamento adequado aos seus resíduos, em especial, aos efluentes que são tratados em Estações de Tratamento de Efluentes – ETEs primária e secundária.

Palavras chaves: Papel, Resíduos Sólidos, Lodo.

Biografia do Autor

EDILENE DIAS SANTOS

Mestranda em Recursos Naturais - UEPB

ISABEL JOSELITA BARBOSA DA ROCHA

mestranda em Recursos Naturais, professora titular da UEPB , DEP-CONTABILIDADE

Publicado

2012-12-03

Como Citar

DIAS SANTOS, E., & BARBOSA DA ROCHA, I. J. (2012). GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: ESTUDO DE CASO DE UMA INDÚSTRIA DE PAPEL TISSUE EM CAMPINA GRANDE-PB. POLÊM!CA, 11(4), 707 a 716. https://doi.org/10.12957/polemica.2012.4337

Edição

Seção

CONTRIBUIÇÃO DO LEITOR