E-FEITOS DE OUTRA ÉTICA CULTURAL NA DANÇA

Autores

  • SÉRGIO PEREIRA ANDRADE

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2012.4336

Resumo

Nesse artigo teço alguns deslocamentos sobre a questão da ética cultural na dança, tomando como premissa que os contextos friccionados nessa sentença – ética, cultura e dança – escapam a qualquer possibilidade de fixidez e unidade em defesa de um território, uma nação ou uma comunidade, sendo possíveis de serem tratados somente como e-feitos de fronteirização. Nessa discussão trago questões contemporâneas do pensamento da Alteridade e dos Estudos Pós-coloniais – e seus interstícios de entender o outro para além de uma contra-hegemonia localizável, identificável e endereçável – para provocar ruídos nas habituais noções de diferença cultural, corpo-cultura e etnografia na Dança. Pela complexidade incondicional dessa discussão, produzo uma tessitura fantasmagórica, assombrada por muitas vozes, ecos epistemológicos, relatos, links de internet e diferentes análises de configurações em dança, que abrem esse texto para o outro por vir.

 

Palavras-chaves: Estudos Culturais em Dança; Alteridade; Ética; Desconstrução; E-feitos de Fronteirização.

Biografia do Autor

SÉRGIO PEREIRA ANDRADE

Professor Assistente do Departamento de Arte Corporal da EEFD/ UFRJ, atuando nos cursos de Licenciatura, Bacharelado e Teoria da Dança. Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA, Mestrando em Filosofia pela PUC-Rio e Licenciado em Dança pela Escola de Dança da UFBA. Tem experiência como diretor, criador, bailarino, produtor e pesquisador na área das Artes, sobretudo em Dança. É Diretor Geral e Co-Criador do Grupo CoMteMpu's - Linguagens do Corpo (Salvador-Ba), tendo sido um de seus fundadores em 2005, onde desde então realiza trabalhos de pesquisa e criação artística em Dança, Performance, Intervenção e Vídeo.

Publicado

2012-12-03

Como Citar

PEREIRA ANDRADE, S. (2012). E-FEITOS DE OUTRA ÉTICA CULTURAL NA DANÇA. POLÊM!CA, 11(4), 685 a 706. https://doi.org/10.12957/polemica.2012.4336

Edição

Seção

CADERNO IMAGEM