IMPACTOS SOCIOAMBIENTES DECORRENTES DA PROFISSÃO CATADOR DE MATERIAL RECICLÁVEL: ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2012.4334Resumo
O desenvolvimento social desenfreado decorrente das atividades capitalistas e o alto consumismo geram uma quantidade de resíduos sólidos infinitos. Diante desta problemática, surge a atividade dos catadores de materiais recicláveis, que encontram nestes resíduos uma alternativa para obtenção de renda que contribui, conseqüentemente, com as condições ambientais. O foco da pesquisa foram as atividades dos catadores associados à ARENSA, Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Objetivou-se avaliar os impactos socioambientais desta atividade laborativa. O método se baseou na coleta de dados com visitas ao galpão, utilização de questionários, registros fotográficos e entrevistas com os cooperativados. As exterioridades selecionadas foram incorporadas em uma Matriz de Interação que cruza estes dados com fatores ambientais. Os dados obtidos foram tratados qualitativamente, através do método de matrizes de interações e do método “GUT”. Os resultados possibilitaram a identificação de múltiplos impactos socioambientais que envolvem a atividade, desde a coleta ao armazenamento dos resíduos sólidos no galpão. Também puderam ser constatados impactos sociais sofridos pelos catadores, como o não reconhecimento por parte da comunidade e do Poder Público do seu trabalho como atividades de agentes ambientais eficazes. Concluiu-se, então, a existência de inúmeros impactos socioambientais e a urgente necessidade de aprimoramento de toda a atividade da ARENSA.
Palavras-chaves: Catadores de Materiais Recicláveis - Resíduos Sólidos – Impactos socioambientais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.