UTILIZAÇÃO MÍSTICO-TRADICIONAL DA FAUNA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO

Autores

  • JOSÉ AÉCIO ALVES BARBOSA
  • JOSÉ OTÁVIO AGUIAR

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2012.4332

Resumo

Há muito tempo os animais são utilizados por diversas populações humanas. Uma das principais formas de utilização é a interação mística, o que acaba despertando discussões étnicas e judiciais. O presente artigo expõe esse tipo de uso da fauna em uma comunidade tradicional no Estado da Paraíba, bem como as implicações dessa prática para a conservação.

Palavras-chave: Uso da Fauna, Misticismo, Semiárido, Conservação

Biografia do Autor

JOSÉ AÉCIO ALVES BARBOSA

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande. Trabalha com Etnobiologia e História Ambiental, com ênfase na caça e utilização tradicional da fauna.

JOSÉ OTÁVIO AGUIAR

Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Departamento de História da Universidade Federal de Campina Grande. Trabalha com História Ambiental e Questões Étnicas.

Publicado

2012-12-03

Como Citar

ALVES BARBOSA, J. A., & AGUIAR, J. O. (2012). UTILIZAÇÃO MÍSTICO-TRADICIONAL DA FAUNA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO. POLÊM!CA, 11(4), 642 a 649. https://doi.org/10.12957/polemica.2012.4332

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS