INTERSETORIALIDADE, POLÍTICAS SOCIAIS E VELHICE NO BRASIL: ENTRE A FALÁCIA E A EFETIVAÇÃO DO DIREITO SOCIAL

Autores

  • PATRÍCIA CAVALCANTE
  • RAFAEL NICOLAU CARVALHO
  • KATIUSCA TORRES MEDEIROS

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2012.4330

Resumo

O objetivo premente desta análise é levantar subsídios acerca da importância das ações intersetoriais nos programas de proteção social à velhice, face à natureza que o processo de envelhecimento impõe, principalmente, no que se refere à assistência à saúde. Para tanto, coloca-se em análise a Política Nacional do Idoso e, dentro desta, a Política Nacional de Saúde dos Idosos, enquanto políticas que deveriam em suas implementações construir arranjos intersetoriais, tendo em vista a materialização do direito à saúde entre os idosos brasileiros.

Palavras Chave: proteção Social; velhice; intersetorialidade

Biografia do Autor

PATRÍCIA CAVALCANTE

Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Bolsista de Produtividade do CNPQ. Atualmente, é professor Associado III da Universidade Federal da Paraíba. Coordena o Setor de Estudos e Pesquisas em Saúde e Serviço Social. Preceptora de Serviço Social na Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade no Núcleo de Saúde Coletiva da UFPB.

RAFAEL NICOLAU CARVALHO

Doutorando em Sociologia na UFPB. Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Atualmente é professor Assistente I da Universidade Federal da Paraíba no Departamento de Serviço Social, Pesquisador do Setor de Estudos Pesquisa em Saúde e Serviço Social - SEPSASS/PPGSS, Preceptor da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade-RMSFC/CCS/NESC e Tutor do PET em Saúde Mental da UFPB.

KATIUSCA TORRES MEDEIROS

Docente da Faculdade Evilásio Formiga. Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social da UFPB,  pesquisadora do Setor de Estudos e Pesquisas em Saúde e Serviço Social - SEPSASS/PRPGSS - e Pesquisadora do Núcleo de Estudo em Saúde Coletiva -NESC/UFPB.

Publicado

2012-12-03

Como Citar

CAVALCANTE, P., NICOLAU CARVALHO, R., & TORRES MEDEIROS, K. (2012). INTERSETORIALIDADE, POLÍTICAS SOCIAIS E VELHICE NO BRASIL: ENTRE A FALÁCIA E A EFETIVAÇÃO DO DIREITO SOCIAL. POLÊM!CA, 11(4), 628 a 634. https://doi.org/10.12957/polemica.2012.4330

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS