UM ESTUDO SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Autores

  • ANA PAULA DA SILVA MINA
  • RACHEL SHIMBA CARNEIRO

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2012.4329

Resumo

O presente estudo nasceu a partir do interesse em aprofundar o conhecimento sobre a violência contra a mulher. É importante pontuar que as pesquisas têm apontado uma relação entre a violência doméstica contra as mulheres e doenças psicológicas graves que comprometem o desenvolvimento saudável desta. Neste sentido, a partir de uma ampla revisão bibliográfica do assunto, procurou-se identificar os principais motivos para permanência da mulher neste tipo de violência visando um estudo aprofundado sobre o tema. A partir do presente trabalho, foi possível aprofundar o conhecimento sobre a violência contra a mulher para, assim, desenvolver intervenções que beneficiem vítimas da violência doméstica.

Palavras-chave: Mulher; Violência; Violência Doméstica.

Biografia do Autor

ANA PAULA DA SILVA MINA

Psicóloga pela Universidade Católica de Petrópolis.

RACHEL SHIMBA CARNEIRO

Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do mestrado em psicologia da Universidade Católica de Petrópolis e docente do curso de psicologia da UNISUAM.

Publicado

2012-12-03

Como Citar

DA SILVA MINA, A. P., & SHIMBA CARNEIRO, R. (2012). UM ESTUDO SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. POLÊM!CA, 11(4), 620 a 627. https://doi.org/10.12957/polemica.2012.4329

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS