ENVELHECENDO EM TEMPOS SOMBRIOS

Autores

  • JUNIA DE VILHENA PUC-RIO

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2012.4327

Resumo

O aumento expressivo da população idosa no mundo torna imperativa a reflexão sobre as diferentes dimensões do envelhecimento.  Aprisionados na lógica econômica e nas desventuras do desemprego, frequentemente deixamos de lado a dimensão amorosa, afetiva, e laboral nas implicações do tornar-se idoso. Ignoramos, igualmente, a posição de exilados a qual frequentemente delegamos os nossos velhos. O presente trabalho, fruto de reflexões acerca destes temas, pretende retomar o lugar do amor, do trabalho e do corpo na constituição subjetiva do sujeito, mais especificamente, do sujeito em processo de envelhecimento.

Palavras-chave: envelhecimento, economia, sociedade

Biografia do Autor

JUNIA DE VILHENA, PUC-RIO

Psicanalista. Dra em Psicologia Clínica. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social – LIPIS da PUC-Rio. Membro efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro. Pesquisadora da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Pesquisadora correspondente do Centre de Recherches Psychanalyse et Médecine, CRPM-Pandora. Université Denis-Diderot Paris VII.

Publicado

2012-12-03

Como Citar

DE VILHENA, J. (2012). ENVELHECENDO EM TEMPOS SOMBRIOS. POLÊM!CA, 11(4), 597 a 611. https://doi.org/10.12957/polemica.2012.4327

Edição

Seção

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social