BATEU, LEVOU! O QUE DIZEM OS LUTADORES DE MMA

Autores

  • JOANA DE VILHENA NOVAES PUC-RIO

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2012.4325

Resumo

Partindo do recente fenômeno de popularização do vale-tudo no Brasil, o artigo tem  como objetivo investigar as representações sociais em torno dessa prática esportiva. Através da escuta de lutadores de MMA buscamos entender uma prática que, cada vez mais, ganha adeptos, admiradores bem como críticos ferrenhos.

Palavras-chave: corpo, disciplina, violência, visibilidade e identidade

Biografia do Autor

JOANA DE VILHENA NOVAES, PUC-RIO

Psicanalista. Pós-Doutora em Psicologia Médica (UERJ). Pós-doutora em Psicologia Social (UERJ). Doutora em Psicologia Clínica (PUC-Rio). Coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social, LIPIS da PUC-Rio. Pesquisadora correspondente do Centre de Recherches Psychanalyse et Médecine - CRPM-Pandora. Université Denis-Diderot, Paris VII. Autora dos livros: O intolerável peso da feiúra. Sobre as mulheres e seus corpos. PUC/Garamond (2006). Com que corpo eu vou? Sociabilidade e usos do corpo nas mulheres das camadas altas e populares. Pallas/PUC (2010). Corpo pra que te quero? Usos, abusos, desusos. Em co-organização com Junia de Vilhena.  Appris/PUC (2012)

Publicado

2012-12-03

Como Citar

DE VILHENA NOVAES, J. (2012). BATEU, LEVOU! O QUE DIZEM OS LUTADORES DE MMA. POLÊM!CA, 11(4), 568 a 580. https://doi.org/10.12957/polemica.2012.4325

Edição

Seção

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social