GESTÃO DA ESCOLA E OS RESULTADOS DO IDEB: APROPRIAÇÕES E USOS DE DADOS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2018.37788Resumo
Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa que enfoca as mudanças no cenário educacional brasileiro, iniciadas com a reformulação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), em 2005, e com a aferição da qualidade da educação pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), para o cumprimento do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. O objetivo foi analisar como os dados IDEB foram apropriados e utilizados em escolas públicas municipais de Fortaleza, a partir da perspectiva da equipe de gestão, tendo em vista os desafios das escolas no tocante às metas de qualidade educacional. O estudo abrange três escolas que conseguiram evoluir continuamente as metas do IDEB, nas duas etapas do Ensino Fundamental (5º e 9º anos), nas edições de 2007 a 2013. Os atores foram os gestores da época. A pesquisa foi desenvolvida por meio de entrevistas e análise documental. O estudo mostrou que os atores utilizavam, de fato, os resultados do sistema de avaliação próprio do Governo do Estado do Ceará e evidenciou a necessidade de que gestores e professores buscassem conhecer melhor os resultados de sua instituição nas avaliações externas para utilizá-los como insumos estratégicos no desenvolvimento de projetos educativos, considerando a possibilidade de melhoria das condições de aprendizagem no ambiente escolar.
Palavras-chave: Política educacional. IDEB. Gestão da escola. Uso de dados educacionais.
Abstract: This article is the result of a research that focuses on the changes in the Brazilian educational scenario, which started with the reformulation of the Basic Education Assessment System (SAEB) in 2005, and with the quality of education assessment by the Basic Education Development Index (IDEB), in order to fulfill the Plan of Goals Commitment All for Education. The objective was to analyze how the IDEB data were appropriated and used in municipal public schools of Fortaleza from the perspective of the management team, based on the challenges of the schools regarding the goals of educational quality. The study covers three schools that were able to continuously evolve the goals of the IDEB in the two stages of elementary school (5th and 9th years), in the editions from 2007 to 2013, and the actors were the managers of the time. The research was developed through interviews and documentary analysis. The study showed that the actors actually used the results of the evaluation system of the Government of the State of Ceará and pointed out the need for managers and teachers to better understand the results of their institution in the external evaluations to use them as inputs strategies in the development of educational projects, considering the possibility of improving the learning conditions in the school environment.
Keywords: Educational politics. IDEB. School management. Use of educational data.Downloads
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