EDUCAÇÃO PARA A VIOLÊNCIA: CINCO SÉCULOS DE PRÁTICAS COLONIAIS E O MITO DO BRASIL CORDIAL

Autores

  • Hamilton Viana Chaves
  • Osterne Nonato Maia Filho
  • Maria das Dores Mendes Segundo
  • Luciana Maria Maia

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2018.37785

Resumo

Resumo: O aumento da violência no Brasil tem sido significativo nos últimos trinta anos. Isto é verificado, sobretudo, quando analisados os dados relativos a crimes contra a vida. De certa forma, tal avanço se configura dentro de uma perspectiva educacional brasileira cujo “projeto político-pedagógico” avalizou tal realidade social. Do ponto de vista da formação humana, constata-se uma educação para a violência em cinco séculos de práticas de exploração e exclusão. O objetivo deste texto é apresentar uma análise da constituição de uma educação para a violência, no Brasil, a partir de duas categorias: a lógica da punição e o apelo às emoções e sua articulação com a infraestrutura econômica baseada em uma sociedade extremamente desigual, onde o ato cooperativo e solidário é objeto de ambiguidades. Estas, como formas recursivas de manipulação da conduta e que servem muito mais à agenda da constituição de uma sociedade violenta do que à formação de um país baseado no ato solidário. A resposta a este tipo de educação pode ser dada por aquela focada na formação inicial da vida, na perspectiva de uma educação ampla.

Palavras-chave: Educação. Emoções. Punição. Violência.

Abstract: The increase of violence in Brazil has been exceedingly significant in the last thirty years. This is especially true when we analyze the data of the crimes against life. In a way, this advance is configured within an educational perspective whose "political-pedagogical project" such social reality. From the point of view of human formation, there is an education for violence in Brazil from two categories: the logic of punishment and appeal to emotions and their articulation with the economic infrastructure based on an extremely unequal society, where the cooperative act and solidarity is the subject of ambiguities. These as recursive forms of conduct manipulation serve much more to the agenda of a violent society’s constitution than the formation of a country based on solidarity act. The answer to this type of education can be given by the one focused on the initial formation of life in the perspective of a broad education.

Keywords: Education. Emotions. Punishment. Violence.

Downloads

Publicado

2018-10-18

Como Citar

Viana Chaves, H., Nonato Maia Filho, O., Mendes Segundo, M. das D., & Maia, L. M. (2018). EDUCAÇÃO PARA A VIOLÊNCIA: CINCO SÉCULOS DE PRÁTICAS COLONIAIS E O MITO DO BRASIL CORDIAL. POLÊM!CA, 18(2), 001–019. https://doi.org/10.12957/polemica.2018.37785

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS