EDUCAÇÃO PARA A VIOLÊNCIA: CINCO SÉCULOS DE PRÁTICAS COLONIAIS E O MITO DO BRASIL CORDIAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2018.37785Resumo
Resumo: O aumento da violência no Brasil tem sido significativo nos últimos trinta anos. Isto é verificado, sobretudo, quando analisados os dados relativos a crimes contra a vida. De certa forma, tal avanço se configura dentro de uma perspectiva educacional brasileira cujo “projeto político-pedagógico” avalizou tal realidade social. Do ponto de vista da formação humana, constata-se uma educação para a violência em cinco séculos de práticas de exploração e exclusão. O objetivo deste texto é apresentar uma análise da constituição de uma educação para a violência, no Brasil, a partir de duas categorias: a lógica da punição e o apelo às emoções e sua articulação com a infraestrutura econômica baseada em uma sociedade extremamente desigual, onde o ato cooperativo e solidário é objeto de ambiguidades. Estas, como formas recursivas de manipulação da conduta e que servem muito mais à agenda da constituição de uma sociedade violenta do que à formação de um país baseado no ato solidário. A resposta a este tipo de educação pode ser dada por aquela focada na formação inicial da vida, na perspectiva de uma educação ampla.
Palavras-chave: Educação. Emoções. Punição. Violência.
Abstract: The increase of violence in Brazil has been exceedingly significant in the last thirty years. This is especially true when we analyze the data of the crimes against life. In a way, this advance is configured within an educational perspective whose "political-pedagogical project" such social reality. From the point of view of human formation, there is an education for violence in Brazil from two categories: the logic of punishment and appeal to emotions and their articulation with the economic infrastructure based on an extremely unequal society, where the cooperative act and solidarity is the subject of ambiguities. These as recursive forms of conduct manipulation serve much more to the agenda of a violent society’s constitution than the formation of a country based on solidarity act. The answer to this type of education can be given by the one focused on the initial formation of life in the perspective of a broad education.
Keywords: Education. Emotions. Punishment. Violence.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.