O MUNDO COMO REGIÃO ONTOLÓGICA DO HOMEM NA FENOMENOLOGIA HEIDEGGERIANA

Autores

  • BERNARD TEIXEIRA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2012.3743

Resumo

Temos como intento desenvolver uma reflexão respaldada no fluxo contínuo de questões que desejam buscar o entendimento do homem-no-mundo. Pretendemos pensar o homem como elemento fundamental para a existência do espaço geográfico, resgatando a fenomenologia heideggeriana e tornando-a, deste modo, ponto de partida para perscrutarmos os poros abertos pelo impasse aristotélico-kantiano, conforme denominou Armando Corrêa da Silva.

Palavras chave: mundo, fenomenologia, ser-no-mundo

 

Biografia do Autor

BERNARD TEIXEIRA

Graduando em Geografia (Licenciatura Plena) pela Faculdade de Formação de Professores na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é bolsista da UERJ na modalidade Iniciação à Docência, vinculado ao projeto de pesquisa "As Transformações no Mapa do Oriente Médio" e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Território da UERJ. Dedica-se aos estudos de Geografia Humanista e de Geografia Política, com ênfase nos seguintes eixos temáticos: fenomenologia, ontologia, epistemologia e relações interestatais de poder na América Latina.

Publicado

2012-08-31

Como Citar

TEIXEIRA, B. (2012). O MUNDO COMO REGIÃO ONTOLÓGICA DO HOMEM NA FENOMENOLOGIA HEIDEGGERIANA. POLÊM!CA, 11(3), 524 a 532. https://doi.org/10.12957/polemica.2012.3743

Edição

Seção

CONTRIBUIÇÃO DO LEITOR