UM EXERCÍCIO DE RESISTÊNCIA A PARTIR DE PRÁTICAS AUTOGESTIONÁRIAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2018.36074Abstract
Resumo: O presente trabalho consiste no relato de uma experiência de campo ocorrida em uma escola estadual no município de Niterói. A discussão procura se pautar nas diretrizes da pesquisa interversão e da análise institucional para habitar o espaço existencial em questão com o objetivo de analisar as práticas educacionais exercidas neste campo. O método utilizado foi a cartografia de Gilles Deleuze e Felix Guattari. Foi analisada nesta instituição a possível emergência de um grupo sujeito e suas decorrentes práticas de liberdade exercidas através de um dispositivo criado pelos próprios participantes da pesquisa, um projeto pedagógico que visa uma educação libertadora e autogestionária. Todo o processo é pensado dentro do contexto socioeconômico brasileiro e fluminense, para, por fim, se dar a análise do que foi relatado.
Palavras-chave: Experiência. Pedagogia. Escola.
Abstract: The present work consists on the report of a field experience that occurred in a state school in the city of Niterói. The discussion tries to be guided by the guidelines of the interversion research and the institutional analysis to inhabit the existential space in question with the objective of analyzing the educational practices practiced in this field. The method used was the cartography of Gilles Deleuze and Felix Guattari. It was analyzed in this institution the possible emergence of a subject group and its resulting practices of freedom exercised through a device created by the participants of the research, a pedagogical project that aims at a liberating education and self-management. The whole process is thought within the Brazilian and Rio de Janeiro socioeconomic context, in order, finally, to give the analysis of what was reported.
Keywords: Experience. Pedagogy. School.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.