UM DEBATE SOBRE A QUESTÃO DA DIFERENÇA NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2018.36064Abstract
Resumo: As políticas de currículo são o tema deste artigo e o debate proposto trata a questão da diferença nas políticas curriculares. Busca-se compreender como é interpretada a diferença nas políticas de currículo, por meio da apreensão dos conceitos sobre política, currículo e diferença, bem como suas possíveis articulações. A pesquisa bibliográfica foi adotada como caminho de investigação e destacam-se as produções recentes sobre política curricular e a diferença, de Elizabeth Macedo e Alice Lopes, numa perspectiva pós-fundacional. Na perspectiva pós-fundacional compreende-se as políticas enquanto disputas por significação e a diferença é conceitualmente defendida como indecidível e imprevisível. Constata-se, com base nos estudos sobre políticas de currículo, a produção de inúmeras exclusões, o desejo de localizar e controlar o outro, o diferente.
Palavras-chave: Currículo. Políticas de currículo. Diferença.
Abstract: Curriculum policies are the theme of this article and the proposed debate addresses the issue of difference in curricular policies. It seeks to understand how the difference in curriculum policies is interpreted through the apprehension of concepts about politics, curriculum and difference, as well as their possible articulations. The bibliographical research was adopted as a way of investigation and the recent productions on curriculum policy and the difference, of Elizabeth Macedo and Alice Lopes, in post-foundational perspective. In the post-foundational perspective, understand the policies while disputes over meaning and the difference is conceptualized and defendeds undecidable and unpredictable. Notes, on the basis of studies on curriculum policies, the production of numerous exclusions, the desire to locate and control the other, the different.
Keywords: Curriculum. Curriculum policies. Difference.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.